Governança metropolitana será tema de audiência pública na CDU

Governança metropolitana e melhores condições das moradias brasileiras foram alguns dos assuntos discutidos na reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano nesta terça-feira, 02, conduzida pelo presidente, deputado federal Jaime Martins (PSD-MG).
03/08/2016 09h46

Rosa School

Governança metropolitana será tema de audiência pública na CDU

Reunião da CDU do último dia 02

Na reunião, foi aprovado requerimento da deputada federal Dâmina Pereira (PSL-MG) para a realização de audiência pública com o objetivo de aprofundar o debate sobre a governança metropolitana de forma a contribuir na solução de entraves e desafios à governança eficiente das regiões metropolitanas do Brasil. Com a audiência, a deputada pretende ajudar a subcomissão que trata do tema na CDU a elaborar propostas e apresentar soluções à luz do Estatuto da Metrópole para discussão de possíveis incompatibilidades entre o Estatuto e a regulação de matérias de interesse metropolitano como saneamento básico e habitação, assim como discutir minuta de projeto de lei que modifique o Estatuto da Metrópole.

Também foi aprovado o relatório do deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR) ao Projeto de Lei nº 5068/16, do Senado Federal, que altera o Estatuto das Cidades para instituir diretriz de política urbana que visa a garantir condições justas de acessibilidade, utilização e conforto em dependências internas de habitações urbanas inclusive nas destinadas à moradia e ao uso dos trabalhadores domésticos. Para o autor do projeto, senador Cristovam Buarque (PPS-DF), “a redução física dos espaços habitacionais, que chega ao a ponto de torná-los inóspitos e até ofensivos à condição humana, tem sido frequente nas construções mais recentes, em particular no que concerne às dependências destinadas aos trabalhadores domésticos, fato que justifica a iniciativa”. Para Wandscheer, “é pertinente aprimorar a legislação, de forma a coibir abusos ou desvios”. O parlamentar ressaltou a importância de iluminação, ventilação, privacidade e liberdade de movimentação nas habitações como condições para saúde física e mental das pessoas. Para ele, a intenção é a de assegurar o devido respeito à dignidade da pessoa nos espaços habitacionais. Wandscheer ressaltou ainda que no Senado Federal, optou-se por manter a referência especial aos espaços de serviço como forma de destacar a necessidade de maior atenção aos trabalhadores domésticos, que são as vítimas mais frequentes, embora não únicas, do decréscimo na qualidade dos espaços construídos.

Foram aprovados também dois outros relatórios.

O resultado final da reunião pode ser consultado no link: https://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/integras/1479436.htm

 

Assessoria de imprensa: Rosa School