Fórum interativo na Câmara discute a Nova Agenda Urbana da ONU
Arquitetos e urbanistas, pesquisadores e parlamentares vão discutir, no dia 08 de novembro, na Câmara dos Deputados, a Nova Agenda Urbana, conjunto de orientações aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento urbano sustentável para os próximos 20 anos. O tema será discutido na quinta edição do Fórum Interativo de Desenvolvimento Urbano, iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados em parceria com o CAU/BR.
Já estão confirmados na audiência o pesquisador Nelson Saule Júnior, coordenador da área de Direito à Cidade do Instituto Polis e coordenador de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), e a arquiteta e urbanista Lana Jubé Ribeiro, coordenadora da Comissão de Política Urbana do CAU/BR e professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Participam ainda o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, deputado Givaldo Vieira (PT-ES), que presidirá a audiência.
Nova Agenda Urbana
A Nova Agenda Urbana foi aprovada em 2016, durante a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), em Quito, no Equador. O documento contém instruções para a implementação de políticas urbanas sintetizadas em 30 pontos-chaves de ação. “Cada um deles é uma ferramenta clara, específica e implementável, que permite aos governos, autoridades municipais e organizações diversas da sociedade agirem para inverter a tendência atual descendente na qualidade da urbanização”, explicou a arquiteta e urbanista brasileira Marja Edelman, que atuou como ponto focal na América Latina e Caribe do Secretariado da Habitat III, organismo da ONU responsável pela Conferência.
Parceria
O Fórum Interativo foi criado como espaço permanente de debates sobre os grandes temas nacionais relacionados às áreas de atuação da Comissão de Desenvolvimento Urbano e do CAU/BR. As audiências públicas serão realizadas uma quarta-feira por mês, sempre com transmissão pelo E-Democracia. O apoio técnico é dado pelo LabHacker da Câmara dos Deputados, grupo que promove o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania relacionados com o parlamento.
Em breve, poderão ser recebidas perguntas em vídeos ao vivo enviadas via celular ou computador. “Um dos objetivos da minha gestão à frente da Comissão é estimular o compartilhamento de conteúdo e o fomento às discussões propositivas. O Fórum vem nesta perspectiva, uma vez por mês, com parceiros respeitados na área, e realizado antes das reuniões ordinárias. Planejo que se torne um legado para o nosso colegiado”, declarou Givaldo Vieira.
Assessoria de Imprensa do CAU/BR