Exército apresenta Sistema Unificado do Processo de Obras

Com o objetivo de conhecer o Sistema Unificado do Processo de Obras adotado pelo Exército Brasileiro a partir da metodologia de trabalho do “Building Information Modeling”, conhecido como BIM, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara (CDU), Deputado Julio Lopes (PP-RJ), e o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) se reuniram na tarde desta quarta-feira, dia 29, com o Chefe de Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, General Joaquim Maia Brandão e com o Diretor de Obras Militares, General Eschiletti, e o Chefe da Seção de Projetos, Coronel Lück.
30/04/2015 10h55

CDU

Exército apresenta Sistema Unificado do Processo de Obras

No encontro, foi apresentada aos parlamentares toda a tecnologia utilizada pelo departamento de engenharia do Exército para aperfeiçoar e melhor qualificar as obras efetivadas no âmbito militar. Para Julio Lopes o projeto, que envolve toda a cadeia produtiva, tem  “evidentes os potenciais benefícios que a tecnologia pode trazer aos empreendimentos, em todas as fases, dos primeiros estudos até a operação, passando pelo detalhamento do projeto e sua construção”, afirmou.

Lopes disse ainda que vai propor ao Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que o modelo de elaboração e gestão de projetos utilizado pelo Exército seja aplicado no Programa Minha Casa, Minha Vida . “ Precisamos fazer um encontro de sistemas para avançarmos na gestão de um programa tão importante como o Minha Casa Minha Vida”, destacou.

O General Brandão destacou a importância do projeto desenvolvido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio e Exterior (MDIC) e colocou o departamento de Construção à disposição da CDU para o compartilhar informações. "Tudo que nós estamos fazendo e  que representa  economicidade nas  obras públicas temos obrigação de oferecer e compartilhar", disse.

Para o deputado Hildo Rocha o exército apresentou excelência no modelo de gestão. " Com o modelo de gestão utilizado pelo Exército vimos que é possível economizar não só na execução de obras de infraestrutura, mas também na manutenção dos prédio públicos", afirmou.

Estiveram presentes na reunião, que ocorreu no Quartel General do Exército em Brasília,  o Deputado Índio da Costa (PSD-RJ) e o Diretor de Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Mário Esper, além de assessores de parlamentares da CDU.