Encontro com Secretário resulta em proposta de Seminário de Mobilidade Urbana
O requerimento será apresentado na próxima reunião da Comissão. Segundo o Presidente da CDU, é preciso discutir o tema exaustivamente. “A falta de planejamento no passado é o principal responsável pelos problemas que enfrentamos hoje e por isso a CDU deve tomar a frente nesse debate”. Manoel Junior, que já foi prefeito de Pedras de Fogo, na Paraíba, lamenta o caos que tomou conta da Capital. “Em João Pessoa eu batalhei pela elaboração do plano de ordenamento territorial para a área do transporte, mas nada foi feito, faltou planejar e a única opção para a Cidade, hoje, é usar parte da Mata do Buraquinho, uma reserva ecológica para alargar as ruas. É um preço alto a pagar”, afirma.
Para o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana e Transporte, o grande desafio dos gestores é assumir o desgaste do adensamento populacional e repensar as cidades. “Hoje já temos modelos que foram replicados até fora do Brasil, é o caso de Curitiba que virou modelo para Bogotá, na Colômbia”, explicou Luiz Carlos Bueno.
Durante o encontro, o Deputado João Paulo Lima, que já foi prefeito de Recife por duas vezes, e Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, propôs a realização de um Seminário de Mobilidade Urbana e Transporte no âmbito da CDU. O requerimento solicitando o seminário será apresentado pelo parlamentar na próxima quarta-feira, às 10h, em reunião ordinária da CDU.
Participaram do café com o Secretário, as Deputadas Rosane Ferreira (PV/PR) e Luciana Santos (PCdoB/PE) e os Deputados João Arruda (PMDB/PR), João Paulo Lima (PT/PE), Genesias Noronha (PMDB/CE), Roberto Britto (PP/BA), Bruna Furlan (PSDB/SP), Roberto Dorner (PP/MT), Leopoldo Meyer (PSB/PR), José Chaves (PTB/PE), José de Fillipi (PT/SP), Roberto Teixeira (PP/PE), Vilalba (PRB/PE) e William Dib (PSDB/SP). Para o Secretário de Mobilidade Urbana, essas reuniões são fundamentais para o sucesso dos programas do Ministério. “É um momento de construção em que nós consolidamos uma ação conjunta, ou seja, é a partir dessa proximidade com o Legislativo, que poderemos repensar as nossas estruturas urbanas, que é possível repensar os grandes gargalos e promover as intervenções necessárias”, afirmou Luiz Carlos Bueno.
Números
Dados do Departamento Nacional de Trânsito divulgados em julho deste ano revelam que o Brasil possui uma frota de 68 bilhões de veículos, com cinquenta e cinco por cento de automóveis. O País também já conta com sessenta milhões de bicicletas, segundo a Abraciclo – Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicleta e Similares. Mas por outro lado, a insegurança ainda é o maior inimigo dos motoristas que querem abandonar seus carros em troca de um transporte mais sustentável. Dados do Ministério da Saúde apontam que entre 1998 e 2008 o número de ciclistas acidentados subiu 307,8 por cento. Segundo Manoel Junior a elevação das estatísticas é preocupante, mas o maior inimigo das cidades hoje é sem dúvida a falta de educação no trânsito. “Sugeri ao Secretário inclusive que nos apresente propostas de alteração da Legislação”.