Deputados participam do primeiro Seminário Regional em Curitiba
O presidente, Deputado Manoel Junior, abriu o encontro. A Comissão foi recepcionada pela Deputada Estadual Mara Lima. Participaram da mesa a Deputada Rosane Ferreira e os parlamentares: Leopoldo Meyer, João Arruda, Hugo Motta, Mauro Mariani e uma surpresa, o deputado Dr. Rosinha, que não é membro da Comissão, também prestigiou o evento. “É inédito na história da Câmara e da nossa Comissão nós interagirmos com a sociedade civil organizada, com seguimentos de prefeituras e governo do Estado”, disse o Presidente da CDU, ao abrir o encontro e completou: “Nós resolvemos fazer essas reuniões não apenas para interagirmos com outras casas legislativas mas, principalmente, para colher experiências e opiniões de engenheiros, arquitetos e urbanistas”, afirmou.
O Seminário começou por volta das 9h30 e foi realizado no “plenarinho” da Assembleia. O primeiro a expor foi o consultor jurídico da Câmara dos Deputados, Maurício Scheneider. Ele contou como funciona a Comissão, explicou a Conferência das Cidades e disse como as prefeituras podem concorrer ao Selo Cidade Cidadã, uma premiação que é conferida dentro do cronograma de atividades, todos os anos, às cidades que possuem boas práticas dentro da temática da Conferência.
Antes do Consultor, cada um dos parlamentares presentes pode expressar o sentimento de estar ali participando. “Nós temos avançado muito na Comissão de Desenvolvimento Urbano, já no início da legislatura conseguimos discutir o FPM com representantes do Governo. É importante que haja essa defesa em Brasília, para que a gente trabalhe em defesa do Municipalismo. Fico feliz com o fato de meu Estado ser o responsável pelo pontapé inicial desses seminários e acho que o que vamos vivenciar aqui vai se multiplicar no trabalho da Rosane, do Leopoldo e do Mariani”, afirmou o Deputado João Arruda. “Saneamento básico é o grande problema do nosso País, mas, nós não podemos vê-lo só como um problema de saúde e sim como um problema de saúde ambiental”, disse Rosane Ferreira. Ela contou também como chegou na CDU. “Me questionaram se eu queria ir para a Comissão de Seguridade Social ou para Meio Ambiente, por causa da minha trajetória profissional, e eu perguntei onde estava o Saneamento e quando me disseram que era na CDU eu disse: “Então é lá que eu quero estar!” Para o Deputado Leopoldo Meyer o momento é especial para o debate sobre Resíduos Sólidos e a oportunidade é ímpar. “Eu tenho certeza que o Legislativo pode contribuir muito para esse tema e assim como outros temas, temos que trabalhar em Brasília para que os municípios tenham uma distribuição maior dos recursos para poderem executar essas e outras políticas essenciais ao País”, lembrou Meyer. Para o Deputado Dr. Rosinha a mudança começa pelo modelo de desenvolvimento. Rosinha lembrou uma questão que já está sendo defendida pela Deputada Rosane Ferreira na Comissão. “O cidadão vai na rua com o cachorro e recolhe o coco no saco plástico, o que é pior ainda! “É um comportamento que precisa ser mudado” advertiu o parlamentar. Ao final o Deputado Hugo Motta completou o pensamento de todos. “Os deputados que falaram aqui hoje resumiram muito bem a finalidade da conferência e ao final do ano a gente quer poder dar às cidades o diagnóstico da discussão, fazer o “juntado” e desse “juntado” tirar resultados que possam efetivar a política de resíduos nos municípios brasileiros”, finalizou Motta.
Na parte das palestras e experiências, a que mais se destacou foi a experiência de sucesso apresentada pelo Palestrante Rafael Greca. Ele, que já foi prefeito de Curitiba, demonstrou aos presentes a importância da Ecologia Humana. Uma forma de promover a ocupação das cidades dando qualidade de vida à população. Bairros que abriguem tudo para se viver com qualidade: parque, creche, hospital. Segundo ele, apostar na ecologia humana é fazer com que a população exerça a verdadeira cidadania.