Comissão realiza audiência pública para discutir o alto preço dos combustíveis no país
A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) realizará, nesta quarta-feira (13), às 11h, após reunião deliberativa, no plenário 16, audiência pública para debater o elevado preço dos combustíveis no Brasil. O requerimento n. 195/2017 é de autoria dos deputados Tenente Lúcio (PSB-MG), Ana Perugini (PT-SP) e Joaquim Passarinho (PSB/PA).
De acordo com dados da Confederação Nacional de Transportes (CNT), o aumento do combustível tem impacto direto no frete.
Para o deputado Tenente Lúcio (PSB-MG), esses reajustes frequentes afetam negativamente o bom desenvolvimento econômico, forçando a uma redução de consumo de combustíveis e como consequência o encarecimento dos transportes. “Esse tema é de relevante importância não apenas para o desenvolvimento econômico, como também para a defesa dos direitos de nossos cidadãos. Além disso, transportes de boa qualidade e com tarifas acessíveis a toda população é um direito de todos”, conclui.
O deputado Tenente Lúcio, em discurso durante a aprovação do requerimento, afirmou que a Petrobras está quebrando os brasileiros. “Apenas nos últimos dois meses nós tivemos 2% de aumento nos combustíveis. Tivemos semanas em que houve três aumentos nos combustíveis. Quando se aumenta o combustível, aumenta tudo”, explicou.
O deputado também questionou a queda no valor da inflação e ressaltou sua indignação com o valor do combustível. “Eu chego a duvidar desses cálculos. Não podemos concordar com a política da Petrobrás de fazer aumentos semanais. Existem estados que a gasolina já chega a 5 reais o litro”, afirmou.
Foram confirmados na audiência o gerente geral de marketing da Petrobras, Flávio Santos; conselheiro titular da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Ari Rabaiolli e o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda.
Além dos confirmados, foram convidados representante do Ministério da Fazenda e representante da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
No link abaixo, é possível enviar perguntas e ainda acompanhar a transmissão ao vivo e interagir com os participantes.