Comissões discutem mobilidade urbana, acessibilidade, transporte e moradia

Nesta terça-feira (16), as comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promovem na Câmara dos Deputados o seminário “Mobilidade Urbana: Acessibilidade, Transporte e Moradia”.
15/06/2015 10h35

Especialistas e representantes do Ministério das Cidades devem debater com os deputados a acessibilidade não apenas na visão do deficiente, mas também na visão daqueles que tomam decisões e estruturam a mobilidade das cidades e dos meios de transporte.

O evento foi proposto pelos deputados Carmen Zanotto (PPS-SC ) e Júlio Lopes (PP-RJ). Para Lopes, é preciso incluir as pessoas com dificuldade na mobilidade no debate das cidades brasileiras.

O seminário é promovido pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.“Nós vamos discorrer desde a questão da calçada cidadã, aquela calçada que tem rampa, que tem guia, que tem aditivo sonoro para a parada no sinal e na esquina para contribuir com aqueles que têm deficiência visual ou auditiva”, explica o parlamentar.

Também serão discutidas “as questões da própria mobilidade no que se incluem os veículos, os ônibus, os trens, as barcas, o metrô, que precisam ter um acesso melhor para aqueles que são cadeirantes e têm mobilidade reduzida. Isso é um tema global e que o Brasil precisa correr atrás, porque há um atraso grande em relação a essa inclusão”.

 Hora e local
O seminário “Mobilidade Urbana: Acessibilidade, Transporte e Moradia” começa às 14 horas, no plenário 7.

Agência Câmara