Comissão realiza Audiência Pública para discutir as condições do trânsito para motociletas
Participaram como convidados palestrantes representantes do DENATRAN, DNIT, IPEA, USP, FENAMOTO E FETRAMOTO. Estas duas últimas, entidades ligadas aos motociclistas brasileiros.
Durante sua fala, o Presidente da Comissão, Deputado Sérgio Moraes, frisou que a participação do Ministro da Saúde contribuiria muito para este debate, tendo em vista que milhares de reais são gastos anualmente com a saúde desses motociclistas que são vítimas de acidentes no trânsito. Esses prejuízos vão desde internações prolongadas, até a perda real da vida de condutores que sofrem acidentes graves.
Outro ponto abordado pelo Presidente da Comissão foi a baixa qualidade dos serviços prestados pelas autoescolas e a fiscalização deficiente do poder público das atividades por elas desenvolvidas. "Os condutores de motocicletas não são preparados para encararem rodovias, o que acarreta acidentes com morte de pessoas que, sem estarem devidamente capacitadas, decidem trafegar em rodovias movimentadas. Precisamos trabalhar para solucionar esse tipo de problema. É necessário que esse diálogo que estamos tendo não se limite ao nível do discurso, mas que neste encontro e nos próximos possamos, realmente, encontrar soluções para este problema", declarou Moraes.
Para o representante do DNIT, realmente é necessário aprimorar as leis a fim de que as autoescolas passem a seguir um protocolo mais eficiente durante as aulas de instrução.