Comissão promove Audiência Pública sobre os impactos dos agrotóxicos

Brasil é o país que mais consome defensivos agrícolas no mundo
18/05/2018 15h30

A Comissão de Desenvolvimento Urbano realizará Audiência Pública, na próxima quarta-feira (23/5), para debater os impactos dos agrotóxicos nas cidades. O evento foi aprovado por meio do requerimento n. 212/2018, de autoria dos deputados João Daniel (PT/SE) e Nilto Tatto (PT/SP), que acontecerá às 11h na Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 16. A audiência será interativa e aberta para todos os cidadãos. A sala de transmissão pode ser acessada por meio do link: https://bit.ly/2k8TreQ. Participe!

Dentre os convidados estão os representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Fundação Oswaldo Cruz, Fórum Nacional de Combate ao Uso Abusivo de Agrotóxico, Instituto de Defesa do Consumidor, Fórum Sergipano de Combate aos Impactos dos Venenos Agrícolas e da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida.  

Alerta

Dados divulgados pela Anvisa demonstram que desde 2009, o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Os defensivos agrícolas atingem não somente as lavouras, mas também cidades vizinhas.

Segundo um dos requerentes, deputado João Daniel, um dos principais motivos para a convocação de Audiência Pública é alertar a população. “Nós achamos fundamental que a sociedade brasileira tenha conhecimento, que possa leva-lo para as escolas e para todas as pessoas”, destacou.

Diante da importância da discussão, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) parabenizou os requerentes pela iniciativa. “Como o agronegócio, em particular, é base da produção agrícola no país em termos da produção de commodities*. Não dá para descartar a importância do tema”, disse.


*commodities: são produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade.

Rafaela Garcêz
Estagiária de Comunicação