Cidades Inteligentes são debatidas na CDU

22/05/2017 14h50

Gustavo Valadão

Cidades Inteligentes são debatidas na CDU

CDU

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) recebeu, dia 18 de maio, alunos dos cursos de direito, comércio internacional e economia da Universidade de Caxias do Sul (RS) para debate sobre o conceito de Cidades Inteligentes. Os visitantes também aprenderam um pouco sobre o funcionamento da Comissão e da Câmara dos Deputados.

O conceito de Cidades Inteligentes é maior que o simples uso da tecnologia para a coleta de informações e disponibilização de dados aos cidadãos. O que se busca são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Foi citada Nova York, nos Estados Unidos, que oferece serviços de Wi-Fi gratuito para informar sobre as melhores rotas e horários do metrô. Outro caso de uso inteligente dos recursos é Barcelona, na Espanha, que implantou um sistema de coleta de resíduos sólidos a vácuo que encaminha os rejeitos para centros de triagem e para usinas de produção de energia baseada em biomassa, no caso dos orgânicos, ou para centros de reciclagem.

Cingapura utiliza um vasto sistema de câmeras para monitorar a evolução e regularidade das construções, trânsito de veículos, crimes e até mesmo o fumo em locais proibidos.

Ao final da apresentação os estudantes levantaram questões sobre a interação das Cidades Inteligentes e o estado mínimo, disponibilidade limitada de recursos naturais, inclusão social, a mudança de paradigma necessária para um uso mais coletivo dos recursos, a falta de espaços públicos de melhor qualidade e a percepção das cidades como centros voltados para seus habitantes e não para as atividades econômicas.