CDU realiza Seminário de Mobilidade Urbana em Fortaleza
Coordenado pelo presidente da Comissão, deputado Domingos Neto (PSB-CE), o seminário de Fortaleza foi um dos 10 que acontecerão em diferentes regiões do país, como etapas preparatórias para a XIII Conferência das Cidades, que a CDU realizará no final do ano. O evento debateu a infraestrutura urbana para transportes, a aplicação da Lei de Mobilidade Urbana e os problemas de acessibilidade, tendo como expositor o urbanista cearense Fausto Nilo.
Domingos Neto observou que mobilidade urbana vai muito além do trânsito. "Temos de falar em integração, acessibilidade e planejamento estratégico". Ele destacou que há uma pauta específica para o setor, com a agenda de obras da Copa de 2014 em várias capitais do País. Segundo o deputado, somente 5% dos recursos previstos foram até o momento executados, e na sua opinião, é motivo de preocupação.
O presidente da CDU disse ainda que foi lançado pelo Governo Federal o PAC da Mobilidade Urbana, com previsão de R$ 32 bilhões para investimentos no País. Segundo o parlamentar, a ideia é privilegiar o transporte de massa, notadamente o ferroviário. "Cada conjunto de vagões tira 1.200 carros das vias", citou. Domingos Neto observou que, atualmente, a média de tempo gasto para deslocamento ao local de trabalho gira em torno de 4 horas. E defende que é preciso reduzir esse tempo. O parlamentar falou também da aprovação da Lei de Mobilidade Urbana, obrigando os municípios com mais de 20 mil habitantes fazer o seu plano de mobilidade.
O Secretário Especial da Copa, Ferrucio Feitosa, falou sobre as obras em andamento no Ceará: reforma de aeroporto, terminal de passageiros do Mucuripe, entre outras e explicou as obras que integrarão ônibus, metrô, VLT, que serão viabilizadas pelo Governo do Estado. O engenheiro Rômulo Fortes, predidente do METROFOR, apresentou as obras em andamento do metrô em Fortaleza. Já o gerente executivo da Copa e presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) da Prefeitura de Fortaleza, Herbert Lima, apresentou dados sobre as obras de mobilidade urbana na cidade e garantiu que a prefeitura cumprirá o prazo estipulado.
O urbanista Fausto Nilo destacou que a mobilidade urbana está mais vinculada à qualidade de ocupação do solo do que propriamente a abertura de vias ou a implantação de modalidades de transporte. Segundo ele, é preciso devolver aos centros urbanos as características perdidas ao longo do tempo, como a proximidade entre a moradia, local de trabalho, escola e comércios.
Compuseram ainda a mesa dos trabalhos os deputado federais que são membros da CDU Mauro Mariani (PMDB-SC) e Artur Bruno (PT-CE), o vive-governador do Ceará Domingos Filho (PMDB-CE), o secretário especial da Copa Ferrúccio Feitosa, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Manoel Veras, os deputados estaduais Fernando Hugo (PMDB) e Nenen Coelho (PSD), o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, o presidente da Etufor Ademar Gondim, entre outras autoridades.