CDU vai realizar audiência pública para debater o uso de amianto no Brasil

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para divulgar e debater os resultados da pesquisa científica Asbesto Ambiental "Exposição Ambiental ao Asbesto: Avaliação do Risco e Efeitos na Saúde", o requerimento aprovado é de autoria do presidente da Comissão, deputado Domingos Neto (PSB/CE). A audiência pública ainda não tem data definida.
28/03/2012 17h30

A pesquisa realizada em cinco capitais brasileiras traz as conclusões da investigação sobre o efeito do amianto na saúde de moradores de casas cobertas com telhas a base deste mineral. O assunto é objeto de projetos de leis na Câmara e no Senado.

Atualmente, 99,5% do amianto no Brasil é usado para fabricar telhas e caixas d’água de fibrocimento (fibra de reforço). Sendo que 50% dos telhados do país são cobertos por telhas deste material. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Para o deputado Domingos Neto, os parlamentares precisam analisar a pesquisa para avaliar se o uso do amianto deve ser extinto, principalmente em habitações construídas pelo Projeto Minha Casa Minha Vida.  “A utilização de amianto foi banida nos Estados Unidos e na Europa. Mas ainda temos que avaliar se há mal uso no Brasil, pois metade das casas populares e galpões industriais são coberto por telhas deste mineral”, avalia.