CDU instala Subcomissão Especial de Cidades Inteligentes

Pautas como sustentabilidade, metrópole criativa e tecnologias sustentáveis serão objetos de debate
06/06/2018 20h35

Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados

CDU instala Subcomissão Especial de Cidades Inteligentes

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) instalou, nesta quarta-feira (06/05), a Subcomissão Especial destinada a acompanhar e debater assuntos relacionados a “Smart Cities” ou “Cidades Inteligentes”. O requerimento para criar o colegiado, de autoria do Deputado Givaldo Vieira (PCdoB/ES), foi aprovado em reunião ordinária no mês maio, com o objetivo de buscar aprimorar e expandir os conhecimentos sobre uma realidade de milhões de pessoas que vivem nas cidades.

O conceito de Smart City já se consolidou como assunto fundamental na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado global de soluções tecnológicas, que é estimado a chegar em US$ 408 bilhões até 2020.

O Presidente e o Relator da Subcomissão serão, respectivamente, os Deputados Givaldo Vieira e Angelim (PT/AC). A Subcomissão debaterá pautas relacionadas às cidades inteligentes, com enfoque no uso consciente de recursos financeiros, ambientais e tecnológicos para desenvolvimento das metrópoles.

Segundo Givaldo, a ideia é um cenário positivo para debates. Ele afirma que devem ser levadas em consideração as dificuldades de infraestrutura, saneamento e mobilidade. “A cidade inteligente tem um conceito amplo de sustentabilidade, cidade criativa e os vários tipos de economia”, explicou.

O Presidente da Subcomissão lembrou que, nesse modelo, a tecnologia é usada como uma forma de impulsionar os serviços que serão oferecidos para a população. “A tecnologia é usada para melhor atender as demandas da sociedade”, destacou.

O Relator, Deputado Angelim, destacou a importância do levantamento de casos de sucesso sobre o tema para o andamento das atividades da Subcomissão e na elaboração do relatório final, com o objetivo de criar soluções para demandas mais urgentes no país, de forma a incentivar a economicidade e a prestação de serviços eficientes. 

A Subcomissão ainda definirá um calendário de atividades, que será divulgado previamente em data oportuna, sendo previstas audiências públicas para se debater o tema com especialistas no assunto.

Rafaela Garcêz

Estagiária de Comunicação