CDU entrega do 6º Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação.

17/11/2021 18h48

Cristiane Campos- assessora de imprensa dep José Priante

CDU entrega do 6º Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação.

Entrega do 6º Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados realizou hoje (17) a cerimônia de entrega do 6º Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. O prêmio foi lançado em 2015 e faz homenagem ao arquiteto e urbanista Lúcio Costa, grande visionário que foi reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília.

Essa homenagem é concedida pela Câmara a três entidades e a três personalidades que desenvolvem trabalhos voltados para a melhoria da vida da população, nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) falou durante a cerimônia da alegria de estar vendo pessoas e entidades que realmente merecem sendo homenageadas. “Estou feliz e emocionado de participar deste momento e ver tantas pessoas merecedoras aqui hoje”, declarou o parlamentar.

O deputado José Ricardo (PT-AM) destacou da importância das áreas temáticas trabalhadas na CDU, que são mobilidade, saneamento e habitação. “São áreas que diretamente influenciam a qualidade de vida das pessoas, quando homenageamos pessoas que trabalham por estas áreas a gente dá exemplo para a sociedade de que não podemos desistir”, disse o deputado.

Em sua fala o deputado Gustavo Fruet (PDT-PR) fez destaque da homenageada Mirella Prosdócimo, que propôs e coordenou a elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade e de inclusão para a Pessoa com Deficiência (PcD) na cidade de Curitiba, durante o tempo em que o deputado foi prefeito da cidade. “Mirella teve um olhar inclusivo e de compartilhamento do espaço público. Com a ajuda dela fizemos grandes transformações, então é um orgulho pra mim ter ela aqui hoje como uma das nossas homenageadas” afirmou Gustavo.  

Em seu discurso a homenageada Mirella Prosdócimo agradeceu por ter sido uma das personalidades de destaque. "É uma honra estar aqui recebendo esse prêmio e representando as pessoas com deficiência,  que é um público que muitas vezes é marginalizado e não tem voz", afirmou Mirella.

As personalidades premiadas foram:

Habitação: Jorge Fontes Hereda (in memoriam), arquiteto graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou na urbanização da Favela de Alagados, foi presidente da Cohab e secretário de Serviços e Obras do estado de São Paulo.

Saneamento: Edson Aparecido da Silva: Especialista em saneamento, com histórico de mais de 30 anos em defesa do saneamento público, universal e de qualidade para todos os brasileiros.

Mobilidade: Mirella Prosdócimo: engajada na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. É cadeirante e tira proveito das experiências em benefício da coletividade

As entidades premiadas foram:

Saneamento - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Rio Grande do Sul (Sindagua-RS): destaca-se nos direitos da população à água e ao saneamento de qualidade.

Mobilidade - Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos: organização não-governamental que promove cursos de capacitação desde 2009, abordando temas como a mobilidade urbana sustentável, com foco na promoção do transporte público de qualidade.

Habitação - Movimento de Mulheres por Moradia Orquídea: organização sem fins lucrativos de Manaus (AM), que encampou a luta pelo direito à moradia digna e pela igualdade nas relações de gênero.