CDU discute uso racional da água em audiência pública nesta quinta (20)

Discutir como as empresas de componentes hidráulicos trabalham no combate ao desperdício de água e analisar formas de controle de perdas nos sistemas hídricos são alguns dos objetivos da audiência pública realizada na âmbito da Subcomissão Especial para Universalização do Saneamento Básico e Uso Racional da Água (SubÁgua).
19/08/2015 16h10

Discutir como as empresas de componentes hidráulicos trabalham no combate ao desperdício de água e analisar formas de controle de perdas nos sistemas hídricos são alguns dos objetivos da audiência pública realizada na âmbito da Subcomissão Especial para Universalização do Saneamento Básico e Uso Racional da Água (SubÁgua).

Requerida pelo seu presidente, deputado João Paulo Papa (PSDB/SP), a audiência será realizada nesta quinta-feira, 20, às 10h, com entidades e especialistas do setor.

“A combinação dos cenários de escassez hídrica e de aumento do consumo de água faz com que a questão do uso racional ganhe relevância e passe a ser prioritária para as políticas públicas, para a cultura nacional e para todos os atores envolvidos nos múltiplos usos deste recurso natural limitado”, detalhou o deputado João Paulo Papa.

Segundo o presdente da SubÁgua, no Brasil, o consumo de água por habitante registra aumento significativo. Conforme apontou, em 2008, cada pessoa consumia 151,2 litros por dia; em 2013, os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento registraram que o volume passou a ser de 166,3 litros por dia. “Ainda estamos distantes do que recomenda a Organização Mundial de Saúde – consumo de 110 litros diários por pessoa”.

Estarão presentes na audiência o presidente do Sistema Nacional das Indústrias e Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental - Sindecam, Gilson Cassini; o diretor da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento - ASFAMAS, Luiz Claudio Ferreira; o presidente da Regional de São Paulo do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva - SINAENCO, Carlos Roberto Mingione; e o presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente - APECS, Luiz Roberto Pladevall.

 

Trabalho

Esta é quarta audiência pública de uma série de eventos realizados pela SubÁgua. As primeiras três audiências serviram para traçar um cenário atual do saneamento básico no País. Foram ouvidos técnicos, especialistas e representantes de grupos que tratam do tema nos estados e municípios brasileiros. “Avançamos nestas importantes questões para o País. O objetivo é, ao final dos trabalhos, apresentar um documento com sugestões de propostas, iniciativas e projetos de leis que possam basear o Congresso e o governo, no sentido de alcançarmos a universalização do saneamento no Brasil”, ressaltou o presidente da Subcomissão.

 

 

Audiência Pública – “O uso racional da água nos âmbitos da gestão de redução de perdas nos sistemas de abastecimento e da indústria de equipamentos hidráulicos e sanitários”.

Quinta-feira, 20 de agosto.

10 horas

Plenário 09, Anexo II da Câmara dos Deputados.

 

 

Assessoria Deputado Federal João Paulo Papa (PSDB/SP)