CDU discute gestão de mananciais de abastecimento em regiões metropolitanas
A Comissão de Desenvolvimento Urbano promoveu audiência pública na manhã desta quarta-feira, dia 13, para discutir a gestão de mananciais de abastecimento público em regiões metropolitanas.
Foi convidado para discutir o assunto o biólogo José Roberto Borghetti, mestre em Ecologia Aquática, consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e consultor da Academia Brasileira de Ciências.
No evento, que foi solicitado pelo deputado Julio Lopes (PP-RJ), foram analisados os cenários atual e futuro de disponibilidade hídrica nas principais bacias brasileiras e a demanda regional e nacional de água para a geração de energia e para o abastecimento público. “Mesmo que o Brasil detenha 12% da água do planeta, apenas 0,008% são disponíveis ao consumo humano. O que nos falta é priorizar as políticas de mananciais, pressionar os gestores públicos no sentido de aperfeiçoar as leis de abastecimento público e de saneamento. De frente a essa falta de atenção cometemos erros primários como o de arrochar o consumo doméstico, quando na verdade onde se mais desperdiça e consome a água é na agricultura. 62% da nossa água é utilizada por esse setor; 18% pela indústria; e 20% para uso doméstico. É fundamental criarmos políticas que minimizem o desperdício, despoluição e reutilização desse bem”, ressaltou Lopes.
Mais informações a seguir.