CDU aprova projeto que prevê mais acessibilidade aos deficientes visuais
A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara, presidida pelo deputado federal José Priante (MDB-PA), aprovou hoje o PL 4041/2019 que prevê a instalação de mecanismo sonoro para facilitar o embarque e desembarque de pessoas com deficiência visual nos terminais e parada de transporte público coletivo rodoviário.
O projeto, que é de autoria do deputado David Soares (DEM-SP), tem como objetivo corrigir as dificuldades dos deficientes visuais frente ao uso dos transportes coletivos no Brasil, onde é possível detectar a imensa dificuldade que o deficiente visual enfrenta em seu dia-a-dia à mercê do auxílio de outros para o sucesso em suas atividades, principalmente a locomoção.
David Soares destacou no projeto um relato das dificuldades encontradas pelos deficientes visuais. “Ao chegar à parada de ônibus, por exemplo, os deficientes visuais ficam a mercê da própria sorte, pois não há um dispositivo sonoro que nos informe para onde ele vai. Isso é lamentável muito das vezes ficando para trás, até porque, hoje já existe tecnologia necessária para resolver este problema”, relato do texto de David.
O relator do projeto, deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), apontou em seu relatório que a norma vai promover uma mobilidade inclusiva e recuperar a dignidade e independência do indivíduo na medida em que os espaços públicos se tornarão meios de inclusão e não de exclusão.
O projeto segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.