CDU aprova audiência para debater o elevado preço dos combustíveis no Brasil
A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) realizou, nesta quarta-feira (29), reunião ordinária deliberativa para discutir questões relacionadas a melhoria das cidades. Dentre as proposições votadas, foi aprovado o requerimento de autoria do deputado Tenente Lucio (PSB-MG), para realização de audiência pública que discutirá o elevado preço dos combustíveis no País. A reunião foi coordenada pelo presidente da CDU, deputado Givaldo Vieira (PT-ES).
O deputado Tenente Lucio, em discurso, afirmou que a Petrobrás está quebrando os brasileiros. “Apenas nos últimos dois meses nós tivemos 2% de aumento nos combustíveis. Tivemos semanas em que houve três aumentos nos combustíveis. Quando se aumenta o combustível, aumenta tudo”, explicou.
O deputado também questionou a queda no valor da inflação e ressaltou sua indignação com o valor do combustível. “Eu chego a duvidar desses cálculos. Não podemos concordar com a política da Petrobrás de fazer aumentos semanais. Existem estados que a gasolina já chega a 5 reais o litro”, afirmou. Tenente Lúcio ainda sugeriu ao presidente do colegiado e à mesa diretora da comissão para que “possamos trazer representantes do Ministério da Fazenda, Petrobras, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e outras que os demais companheiros acharem prudente”, concluiu.
A deputada Ana Perugini (PT-SP) reiterou o apoio ao requerimento do deputado Tenente Lucio. “Essa iniciativa vem a calhar com o momento que estamos vivendo, não apenas a alta dos combustíveis, mas também do gás de cozinha. Infelizmente a Petrobras não tem nenhuma defesa”, declarou a deputada.
Ainda segundo a parlamentar, o presidente da Petrobras Pedro Parente se negou a comparecer à Comissão de Minas e Energia para explicar o seu posicionamento diante o último leilão do pré-sal no Rio de Janeiro. “Nós precisamos fazer a defesa dessa grande empresa no nosso país”, finalizou Ana Perugini.
O requerimento foi aprovado e a audiência pública sobre o aumento dos preços dos combustíveis será realizada no dia 13 de dezembro, logo após a reunião ordinária, por volta das 11h, no plenário 16 da Câmara dos Deputados.