Aracaju recebe seminário sobre mobilidade urbana e cidadania

A iniciativa partiu da Comissão de Desenvolvimento Urbano, por meio do Deputado João Daniel
04/07/2018 15h15

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) realizará, nesta sexta-feira (6/7), em Sergipe, seminário para debater o tema mobilidade urbana e cidadania: o caso Aracaju. O pedido de audiência partiu de requerimento de autoria do Deputado João Daniel (PT/SE), vice-presidente da CDU. O evento acontecerá na capital, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), às 8h30.

Entre os convidados estão o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Aristóteles Fernandes; Cleber Nascimento, da Assessoria Jurídica do Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax/SE); o geógrafo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, membro da ONG Ciclo Urbano, José Waldson Costa de Andrade; o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), Ricardo Soares Mascarello; representante do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), Jack Lopes Correia; Ministério Público Estadual, com a Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Euza Missano; Ministério Público do Trabalho; Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), além de representantes da Câmara de Vereadores de Aracaju e da Assembleia Legislativa de Sergipe.

De acordo com o Deputado, a cidade de Aracaju enfrenta problemas recorrentes relativos ao desenvolvimento urbano, principalmente no quesito mobilidade. Por isso, o seminário busca caracterizar o tema para obter uma ampla visão do assunto.

Segundo dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o número de veículos na capital cresceu de 291.175 em 2016, para 299.459 até março de 2018. Um aumento de 2,8%. Atualmente, são quase 300 mil veículos para uma população de 650 mil habitantes.

Para João Daniel, essa é uma demanda de extrema importância. “A nossa capital precisa de ajuda e através dessa audiência poderemos ouvir a sociedade civil, os sindicatos e também a gestão municipal”, afirmou.


Rafaela Garcêz
Estagiária de Comunicação