Seminário discutirá alternativas para o desenvolvimento da Região Carbonífera

“Alternativas para o desenvolvimento da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul – Carvão Mineral e Polo Naval” é o tema de seminário que será realizado no dia 3 de maio, das 9h às 18h, em Porto Alegre. O evento é uma realização da Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara, por proposição do deputado federal Ronaldo Zulke (PT/RS), da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do RS, por proposição do deputado estadual Valdeci Oliveira, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho, também por ele coordenada, e com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, presidida pelo deputado federal Afonso Hamm (PP/RS).
24/04/2013 14h55

Foto: Wikipedia

Seminário discutirá alternativas para o desenvolvimento da Região Carbonífera

Região Carbonífera, no Rio Grande do Sul

De acordo com o deputado Zulke, o retorno do carvão mineral aos leilões de energia A-5, do governo federal, e o novo polo industrial, que será formado às margens do Rio Jacuí, com previsão de instalação de várias empresas, significam a redenção dos municípios da Região Carbonífera. “Os investimentos podem ultrapassar R$ 1 bilhão e oferecem uma nova perspectiva para o setor, com a geração de milhares de empregos”. Segundo o parlamentar, este novo polo terá como vocação o atendimento à indústria naval, com a produção de componentes e equipamentos para a construção de embarcações e plataformas de exploração e produção de petróleo e gás. O deputado lembra, ainda, que as reservas de carvão no RS representam 90% do total do País, e que, portanto, o retorno do mineral ao leilão A-5 é um alento para a região. “Nosso seminário quer, justamente, analisar os impactos que essas alternativas trarão à economia gaúcha e apontar novas perspectivas para o desenvolvimento”, reforça.

O evento será realizado no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro Histórico de Porto Alegre), com entrada franca.Confira a programação ao final do texto.

 

Carvão Mineral

O carvão mineral representa 1,4% da matriz energética brasileira. Comparativamente aos países em desenvolvimento, principalmente China (66%) e Índia (41%), isso é quase insignificante. Das nossas reservas, 90% estão concentradas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Aqui, produzimos cerca de 50% da energia termoelétrica do País. Os dois Estados possuem reservas para garantir abastecimento das usinas térmicas nos próximos 1.109 anos!

Para o deputado Zulke, não é possível, portanto, desconsiderar esse potencial energético, principalmente em um momento em que o desafio é manter um ritmo de crescimento econômico condizente com as metas de desenvolvimento social.

“O aproveitamento de nossas jazidas para a produção energética não pode ser visto como uma escolha que opõe desenvolvimento à sustentabilidade ambiental. As novas tecnologias de filtragem permitem aos governos e aos empreendedores privados manter seus compromissos com a diminuição de emissão de carbono sem deixar de explorar o potencial termoelétrico, tão importante para a regulação do sistema elétrico brasileiro quanto para o desenvolvimento da Região Sul”, declara.

Polo Naval

Dados da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) indicam que o Brasil é o 4º maior construtor de sondas de perfuração, o 2º maior construtor de plataformas offshore e possui 367 obras agendadas, sendo 21 plataformas e 28 sondas. O RS é o primeiro Estado na carteira de encomendas, com contratos para equipamentos de exploração na casa dos R$ 9,7 bilhões, e o terceiro em geração de empregos (10,5 mil em 2012). São três os pólos navais que se preparam para o boom de desenvolvimento possibilitado pelo pré-sal e pelas políticas do governo federal. Confira:

- Polo Naval do Jacuí: Charqueadas, São Jerônimo, Taquari, Triunfo e General Câmara;

- Polo Naval de Guaíba;

- Polo Naval de Rio Grande: Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, Capão do Leão e Arroio do Padre.

Qualificação Profissional

 Ciente da grande demanda que as indústrias naval e carbonífera trarão e preocupado em garantir a ocupação dos postos de trabalho por profissionais brasileiros, o deputado Zulke, desde o início de seu mandato, trabalha para estimular a formação técnico-científica da juventude. O deputado é relator da MP 593, que amplia o rol de ofertantes do Pronatec. Ele apresentou emenda ao texto permitindo que fundações públicas de direito privado, caso da Fundação Liberato, de NH, por exemplo, possam participar do programa federal. Da mesma forma, já estão sendo formatados projetos de qualificação profissional em parceria com as empresas, a AGDI, o Pacto Pela Educação, FIERGS, SENAI e PROMINP.

Programação:

9h – abertura, com participação de representantes do (a):

- Ministério de Minas e Energia;

-Governo do Estado do RS;

- Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados;

- Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do RS;

- Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobras;

- Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho (AL/RS);

- Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral (nacional).

 

Das 10h às 11h30 – Painel “Implantação do polo naval e os investimentos realizados

Mediador: presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da AL/RS, deputado estadual Daniel Bordignon (PT)

 

Participação de representantes do (a):

- Petrobras;

-Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS (Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento – AGDI);

- Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore (CPGE/FIERGS).

 

Das 13h30 às 15h – Painel “Aproveitamento da matriz energética do carvão como fonte de energia”

Mediador: Deputado federal Ronaldo Zulke (PT/RS – CDEIC)

 

Participação de representantes do (a):

- Ministério de Minas e Energia;

- Companhia Riograndense de Mineração (CRM);

- Empresa Brasileira de Pesquisa Energética (EPE);

- Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração do Carvão;

- Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM).

 

Das 15h30 às 17h – Painel “Investimentos em qualificação profissional e perspectivas de desenvolvimento”

Mediador: presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT)

 

Participação de representantes do (a):

- Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras);

- MPX Energia – Grupo EBX;

- Tractbel Energia;

- Copelmi Mineração Ltda.;

- Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica.