Presidente da Petrobras diz que refinaria no Texas não será vendida
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Graça Foster, ao lado dos deputados Eduardo da Fonte (PP-PE) e Ângelo Agnolin (PDT-TO): refinaria poderá render no futuro
Ela explicou em audiência pública com quatro comissões da Câmara que, hoje, pode avaliar que a compra da empresa naquele momento foi negativa, principalmente por causa da crise dos Estados Unidos que veio em seguida. Mas afirmou que a Petrobras retirou a empresa da lista de ativos a serem vendidos porque os preços ofertados não foram bons frente aos lucros que a empresa poderá render num futuro próximo.
"Vamos recuperar o máximo de margem, vamos ver como o mercado se comporta e vamos ver o próximo passo de Pasadena", afirmou Graças Foster. Recentemente a estatal tentou vender a refinaria, mas só conseguiu uma oferta, e por um preço inferior ao que ela gastou para comprá-la.
Erro
Mas o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) disse que a Petrobras acabou pagando muito mais por Pasadena depois de perder contestações judiciais sobre o negócio. Ele afirmou que a Petrobras deveria ter planejado melhor o investimento. "Acho que essa alteração do panorama internacional de refino foi um grave erro de planejamento estratégico da empresa. No mínimo, um erro danoso", disse Imbassahy.
Foster também disse que ainda está sendo analisada a venda de parte dos ativos da empresa na Argentina, mas explicou que a ideia é manter a presença no país.
Respondendo ao deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), a presidente da Petrobras disse que não é verdade que a empresa não vem honrando seus compromissos com empresas contratadas. Foster explicou que muitas empresas reivindicam pagamentos de despesas que devem ser comprovadas antes de serem reconhecidas pela Petrobras.
Foster disse também que vai fazer o possível para recuperar o valor da marca Petrobras. Esta semana foi apresentada a lista das 100 marcas mais valiosas do mundo, um estudo realizado por uma consultoria norte-americana. A Petrobras perdeu o primeiro lugar na América Latina. Considerando as dez maiores na América Latina, a Petrobras ficou em quarto lugar, sendo ultrapassada pela Corona, marca mexicana de cerveja, pela Telcel, empresa de telecomunicações, também mexicana, e pela brasileira Skol, da Ambev. Segundo Foster, isso aconteceu pela queda do valor das ações da empresa.
Maria das Graças Foster fez questão de dizer que a produção de petróleo na camada pré-sal já é uma realidade com 311 mil barris por dia. A expectativa é a de que em 2020 o pré-sal responda por metade da produção brasileira.
A audiência com a presidente da estatal petrolífera foi realizada pelas comissões de Minas e Energia; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; Trabalho, de Administração e Serviço Público; e Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.
Agência Câmara Notíicas