Inovação em expedição rápida de alvarás está em pauta na Cdeics
21/11/2019 16h35
Município com pouco mais de 72 mil habitantes, Farroupilha, no Rio Grande do Sul, conseguiu reduzir de 400 dias para 12h o período de espera para a liberação de alvarás para novas empresas emitidos pela Prefeitura. A experiência será apresentada durante audiência pública aos deputados federais membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara dos Deputados, na próxima quinta-feira (28), a partir das 10h.
A desburocratização do processo é resultado de uma série de iniciativas políticas e administrativas tomadas pela Prefeitura de Farroupilha, com geração estimada de 5 mil empregos. O modelo, inclusive, já foi tema de seminário no Ministério da Economia, já que foi executado sem despesas para o município.
O evento foi proposto pelo vice-presidente da Cdeics, Otaci Nascimento, e contará com a participação do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves; o secretário municipal de Planejamento, Gabriel Bianchet Tavares; e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi.
Reportagem:
Ascom/CDEICS