Emenda da CDEIC ao Orçamento 2016 contempla recursos para a oferta de água
Luiz Alves/Câmara dos Deputados
O presidente Júlio Cesar destacou a importância do seminário em Manaus
Os temas escolhidos e suas destinações foram os seguintes: implantação de infraestruturas hídricas para oferta de água (Codevasf); transferência de tecnologias desenvolvidas para a agropecuária (Embrapa); implantação e desenvolvimento de zonas de processamento de exportação (MDIC), e promoção e gestão do comércio exterior (MDIC).
A abrangência de cada uma dessas emendas aprovadas pode ser conferida a seguir:
Infraestrutura hídrica – Os recursos destinados à Codevasf são destinados à execução de obras de construção de infraestrutura hídrica de pequeno vulto, com o objetivo de assegurar o aumento de oferta de água em quantidade e qualidade de forma sustentável à população, tendo em vista a melhora de sua qualidade de vida.
Pesquisa e tecnologia agropecuária – A emenda destinada à Embrapa visa assegurar recursos para que sejam disponibilizados conhecimentos e tecnologias gerados pela pesquisa agropecuária, facilitando seu acesso pelos atores das cadeias de produção em todos os segmentos, buscando aprimorar o relacionamento da entidade com públicos de interesse e com a sociedade.
Zonas de Processamento de Exportação – Os recursos destinados ao Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio são para aperfeiçoar a infraestrutura de zonas de processamento de exportação a fim de aumentar as oportunidades de negócio do país.
Promoção e gestão do comércio exterior – A iniciativa é essencial para a promoção do desenvolvimento econômico regional e para o aumento das exportações de produtos e serviços dos estados e municípios brasileiros. Os recursos ao MDIC são destinados também para a abertura de novos mercados às exportações brasileiras e inserção das empresas nacionais nas cadeias de comércio internacionais.