Deputados criam estratégias para aumentar a competitividade do Brasil

Deputados federais aprovaram a criação de grupos de trabalho sobre o perfil competitivo do Brasil e a construção civil no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara dos Deputados. A decisão ocorreu durante reunião nesta quarta-feira (03), em Brasília.
04/04/2019 11h35

Michelle da Costa Portela

Deputados criam estratégias para aumentar a competitividade do Brasil

Reunião Deliberativa Ordinária - CDEICS

Inicialmente, a solicitação do deputado Zé Neto (PT/BA) previa a criação de uma subcomissão permanente, modificada para grupo de trabalho. A proposta é tratar da cadeia produtiva da indústria da construção civil incluindo construção, incorporação, venda e aluguel de imóveis.

“Prevalece a crise na construção civil, com a suspensão dos financiamentos e atrasos nas obras do Minha Casa, Minha Vida. Precisamos chamar todos os setores para tratar desse cenário que é dos mais preocupantes no país”, disse Zé Neto.

Já o deputado Vitor Lippi (PSDB/SP) propôs a criação de um grupo de trabalho para avaliar a competitividade do Brasil diante do mercado mundial. Para o presidente da Cdeics, a criação dos espaços de debate pode gerar medidas que impulsionem diferentes setores da economia. “Queremos envolver os representantes de entidades e a sociedade na discussão de estratégias para a criação de emprego e renda no país”.  

Seminário

Além dos GTs, também foram aprovadas as realizações de dois seminários. Os deputados federais Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL/SP) e Amaro Neto (PRB/ES) solicitaram o evento para debater medidas necessárias para a difusão do empreendedorismo do Brasil e quais os entraves à sua expansão.

Para este seminário, serão convidados, entre outros, representantes da Fundação Dom Cabral, Escola de Administração de Empresas de São Paulo Getúlio Vargas (FGV/EAESP), Endeavor Brasil, Associação Brasileira de Startups (ABSStartups), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas dos Empreendedores Individuais (Conampe), Associação Anjos do Brasil, Gávea Angels, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e do Ministério da Economia.

Um segundo seminário, solicitado pelos deputados Laércio Oliveira (PP/SE) e Tiago Dimas (Solidariedade/TO), debaterá o franchising no Brasil com participação das associações brasileiras de Franqueados (Asbraf) e a de Bares e Restaurantes (Abrasel), dentre outros.

 

 

Michelle da Costa Portela 

Assessoria de Imprensa - CDEICS