Deputados brasileiros e europeus pedem estreitamento das relações comerciais entre Mercosul e países do EFTA
O objetivo da visita oficial da Delegação Parlamentar da Associação Europeia de Livre Comércio – EFTA ao Congresso Nacional é obter informações sobre o que pensam os parlamentares brasileiros a respeito de um acordo entre os países europeus e o Mercosul, no qual o Brasil é a principal potência econômica.
De acordo com o deputado Elfried Hasler, do Principado de Liechtenstein, no centro da Europa, o Parlamento pretende, o mais breve possível, manter relações proveitosas de comércio entre os dois blocos. Já o deputado Júlio César afirmou que é fundamental que grandes parceiros do bloco europeu mantenham uma relação saudável de comércio com o fim de subsídios que prejudicam as exportações.
O Brasil é o quinto país no mundo em relações comerciais com a União Europeia, sendo responsável por 37% do comércio da UE com a região latino-americana. Nos últimos anos, o comércio bilateral entre a UE e o Brasil cresceu, em média, 8,4% ao ano. O Brasil detém 43% do portfólio de investimentos da UE na América Latina.