Deputada Perpétua Almeida debate vantagens de Áreas de Livre Comércio no Acre

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados promoveu no Acre debate sobre a efetivação das Áreas de Livre Comércio nos municípios de Brasiléia/Epitaciolândia, Assis Brasil e Cruzeiro do Sul. O evento foi requerido pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC).
23/09/2013 18h20

Deputada Perpétua Almeida debate vantagens de Áreas de Livre Comércio no Acre

Dep. Perpétua Almeida, autora do requerimento para realização do evento.

Em uma promoção em parceria com a Fecomércio e as prefeituras de três cidades do Alto Acre, a Comissão debateu durante toda a sexta-feira (20), no município de Brasiléia/AC, as vantagens da Área de Livre Comécio e a possibilidade de substituí-la pelos "Free Shops", de acordo com proposta que está em discussão no Congresso. A insatisfação com a possibilidade de substituição da ALC foi manifestada tanto pela classe empresarial como política, além dos habitantes de um modo geral. Com veemência, eles cobraram a efetivação da ALC como fator decisivo para o desenvolvimento.
"Nossos municípios não têm opção. Viramos meros corredores por onde passam as carretas carregadas de produtos que saem do país com destino ao Pacífico ou que transportam produtos do exterior para o Brasil. O único efeito disso para nós são as ruas e estradas cada vez mais esburacadas. Estou até pensando em impedir o tráfego dessas carretas em Epitaciolândia", disse André Hassen (PSDB), prefeito da cidade.
Após o registro de todas as opiniões, a coordenadora do evento, deputada Perpétua Almeida, propôs a criação de uma Subcomissão Especial de Fronteira, dentro da Comissão de Desenvolvimento do Acre. "Pensar segurança ou fronteiras de forma independentes é perder tempo e o dinheiro do contribuinte. As duas coisas estão interligadas. Quando se melhora a condição econômica de uma região a tendência é diminuir a violência e a marginalidade. A ALC de Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil, existe no papel há 19 anos. É inadmissível tanto tempo sem ser efetivada, enquanto a economia local vai se deteriorando a olhos vistos", afirmou a parlamentar.
Dentre as medidas que serão adotadas estão visitas aos ministérios para envolver os setores do desenvolvimento e comércio exterior, além da Receita Federal. E audiências públicas, tanto em Brasília como no município de Cruzeiro do Sul, também beneficiado pela Lei das ALCs. A deputada Perpétua pediu, ainda, a união da bancada federal em torno da proposta. 
Estiveram presentes na reunião de Brasiléia o senador Sérgio Petecão (PSD/AC), o deputado federal Gladson Cameli (PP/AC), além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, secretários municipais, presidentes de associações e de sindicatos comerciais, representantes do Alto Comando das Forças Armadas e populares da região.