Criação de Zona Franca em São Luís (MA) é aprovada na CDEIC

A capital maranhense poderá sediar uma área de livre comércio com legislação tributária diferenciada, nos moldes do que foi aplicado na Zona Franca de Manaus. Proposta nesse sentido foi aprovada nesta quarta-feira (21 de outubro) pelos deputados da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.
21/10/2015 15h45

Luis Alves/Câmara dos Deputados

Criação de Zona Franca em São Luís (MA) é aprovada na CDEIC

O relator, deputado Mauro Pereira

Para o relator, deputado Mauro Pereira (PMDB/RS), “enclaves de livre comércio são empregados mundialmente como instrumento de dinamização da atividade econômica em regiões menos desenvolvidas”.

As indústrias que ali se instalam gozam de benefícios fiscais e podem produzir com custo menor e ser mais competitivas no mercado doméstico.  O relator informou ainda que uma zona franca representa fator de geração de emprego e renda em uma das regiões mais pobres do país.

Mas o parlamentar faz uma ressalva em seu parecer. Ele destaca que existem acordos no âmbito do Mercosul, de que o país é signatário, que poderiam desaconselhar a aprovação da proposta.  

Mauro Pereira informa que esses tratados impõem limites. “É o caso da Decisão do Conselho do Mercado Comum 8/94, que limita a autorização de funcionamento de zonas francas no bloco”. Também a Decisão CMC 69/00 proíbe a aplicação unilateral de novos regimes aduaneiros típicos de zonas francas e de áreas de livre comércio desde 30 de junho de 2000. À exceção das zonas de processamento de exportação.

Mauro Pereira lembra que o governo do Uruguai autorizou recentemente a implantação de duas zonas francas na região de Montevidéu.  

Mesmo pela aprovação do mérito, o deputado espera que a ressalva possa ser analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.