Compra da Estácio por conglomerado de educação será discutida na quinta
Aureo destacou ser o Grupo Kroton considerado o maior conglomerado de educação do Brasil – atualmente contando com mais de um milhão de alunos –, seguido pela Estácio Participações, com 588 mil alunos. “Assim, essa possível fusão tem gerado grande preocupação em entidades ligadas à educação, pois há risco de se criar uma potência educacional, com enorme concentração de poder de mercado, o que levaria, ainda, à concentração de partes de recursos de incentivo à educação, podendo ser criado um verdadeiro monopólio de ensino.”
O deputado Aureo citou preocupações nesse sentido por parte da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e pela OAB/RJ, “que denunciou a possível fusão ao Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] sob o argumento de que terá uma concentração ilegal de mercado superior a 30%”.
“Outro ponto que merece nossa atenção e preocupação são as acusações mútuas de espionagem entre executivos da Kroton e dirigentes da Universidade Estácio de Sá, conforme diversas matérias veiculadas na internet.”
Foram convidados:
- o presidente do Grupo Kroton, Rodrigo Galindo;
- representante do Ministério Público Federal;
- representante do Tribunal de Contas da União;
- representante do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União;
- representante do Cade;
- representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ);
- representante da Fenep;
- e representante da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup).
A audiência ocorrerá às 9h30, no plenário 7.
O evento será interativo e transmitido ao vivo pelo Portal do E-Democracia. Participe do debate pelo link: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/209.
Fonte: Agência Câmara Notícias