CDEICS realizou debate sobre Política Externa e Inserção Internacional

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços realizou nesta quarta-feira (04), o Painel “Política Externa e Inserção Internacional”. Os convidados para falar sobre o tema foram Abrão Neto, Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC e David Kupfer, Pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IE/UFRJ.
04/07/2018 17h50

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

CDEICS realizou debate sobre Política Externa e Inserção Internacional

O economista David Kupfer falou sobre a competitividade industrial e desenvolvimento, onde as novas razões se dão no encadeamento entre indústria e serviços de alta qualificação via inovação e diferenciação de produtos. Kupfer diz que a “servitização” da indústria acontece devido às mudanças tecnológicas e organizacionais. Concluiu sua apresentação defendendo uma repactuação, sendo elas no Pacto Federativo; Pacto Público-Privado; Pacto Social; Pacto Capital-Trabalho e Pacto Internacional.

O Secretário Abrão Neto apresentou o atual quadro da balança comercial brasileira, onde o saldo da balança é positivo e elencou as prioridades do comércio exterior para o ano de 2018, que são: Facilitação de Comércio; Acordos Comerciais; Acordos de Investimentos; Apoio ao Exportador; Promoção da Cultura Exportadora; Drawback. Neto informou ainda a mudança no cenário do portal único da Siscomex e as assinaturas dos Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos com sete países/blocos.

O presidente da CDEICS, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) disse que os painéis que a Comissão está realizando têm como objetivo contribuir para os grandes debates da nossa sociedade e principalmente pelo momento político do país, ainda mais com o processo eleitoral que se avizinha, ajudando assim na reflexão desses temas importantes para sairmos da crise que o país enfrenta. O deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) fez alguns questionamentos aos palestrantes sobre os grandes blocos econômicos com suas indefinições, devido às mudanças unilaterais das grandes potências mundiais. Logo depois das considerações finais dos palestrantes, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) agradeceu a valiosa contribuição dada pelos convidados e encerrou a audiência pública.

 

Assessoria de comunicação da CDEICS