CDEIC programa Seminário sobre desindustrialização e desaceleração da economia

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio – CDEIC – aprovou, em Reunião Ordinária de hoje, Requerimento nº 68/2012, de seu Presidente, Deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), para realização de Seminário com a finalidade de debater a atual desindustrialização e desaceleração da economia brasileira.
11/04/2012 17h00

 

O Seminário será realizado em conjunto com as Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Finanças e Tributação; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e com a participação da Comissão de Assuntos Econômicos, do Senado Federal. O Seminário será também uma parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional e a Fundação Milton Campos.

 

Programado para o dia 22 de maio próximo, no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, o Seminário é fruto das preocupações dos membros da CDEIC frente ao grave momento por que passa a indústria brasileira, como a drástica diminuição da sua participação no PIB (de 27,6% em 1985 para 14,6% em 2011).

 

Atento a essa realidade difícil e com o objetivo de ouvir os atores envolvidos, extraindo deles o que esperam do Congresso Nacional e do Poder Executivo, o Presidente, Deputado Márcio Presidente da CDEIC - 2012Reinaldo Moreira (PP-MG), incluiu em seu requerimento solicitação de convite a personalidades como o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, Senador Armando Monteiro Neto, Prof. Luiz Gonzaga Belluzzo e jornalista Carlos Alberto Sardenberg, entre outros. Também serão convidados representantes do Banco Central do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Confederação Nacional da Indústria – CNI, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, além de representantes da iniciativa privada como a Companhia Vale do Rio Doce, Grupo Gerdau e JBS Friboi, entre outros.

 

Durante a discussão do Requerimento, os Deputados João Maia (PR-RN), Guilherme Campos (PSD-SP), Afonso Florence (PT-BA), Antonio Balhmann (PSD-CE) e Renato Molling (PP-RS) também sugeriram convite às entidades ABIT, UGT, ABDI/MDIC, Petrobras, Eletrobras, Usiminas e Febraban, e outras.

 

Por sugestão do Deputado Mário Feitoza (PMDB-CE), ao final do seminário será elaborado um relatório a ser encaminhado a todas as autoridades competentes.

 

Além de debater a atual desindustrialização e desaceleração da economia brasileira, o Seminário será oportunidade para sensibilizar e mobilizar parlamentares e demais atores para a gravidade da situação por que passa a indústria nacional.