CDEIC discute desoneração de impostos para gemas e joias nesta terça-feira
A cadeia produtiva de joias e bijuterias no Brasil é a maior da América Latina, sendo composta basicamente de micro e pequenas empresas com emprego de trabalho intensivo. São vantagens comparativas do setor no país, as grandes jazidas de ouro e gemas e a reconhecida capacidade de inovação no design.
O setor de joias e gemas, no entanto, apresenta dificuldades, como a distorção no conjunto de impostos incidentes sobre a cadeia produtiva, que dificulta sua expansão.
Compondo a mesa de debates, estarão os expositores: Nelson Leitão Paes, assessor da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda; Heloisa Regina Menezes, secretária do Desenvolvimento de Produção do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior; Hécliton Santini Henriques, presidente do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM); Carla Pinheiro, presidente da Associação dos Joalheiros do Estado do Rio de Janeiro; e Ricardo Almeida Barbosa, diretor da H. Stern.
A audiência pública sobre "Desoneração da Folha e Redução do IPI para o setor de Gemas e Joias" acontece em razão de requerimento (110/13) do deputado Miguel Corrêa (PT/MG) aprovado pela CDEIC.