Comissão debate energia elétrica e o aumento de tarifas ao consumidor

Chuvas insuficientes para garantir a plena geração de energia hidrelétrica e o alto custo decorrente da geração de energia por usinas térmicas. São dois fatores que resultaram em forte aumento das tarifas de energia elétrica para o consumidor industrial e residencial em 2015. Nessa conjuntura, “Debater a situação do setor elétrico nacional”, o tema proposto para a audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio para a manhã desta quinta-feira (10 de setembro), envolverá especialistas, gestores públicos e empresários na discussão da situação atual do setor de energia elétrica e as razões que culminaram no avanço significativo de custo de geração de energia ao consumidor.
08/09/2015 17h20

cgtee.gov.br

Comissão debate energia elétrica e o aumento de tarifas ao consumidor

Usina térmica de Candiota (RS)

No requerimento (30/15) pela audiência, o deputado Renato Molling (PP/RS) informa que o preço da energia paga pela indústria atingirá em 2015 o dobro do valor que foi desembolsado em 2013.

O deputado relata que, nos três primeiros meses de 2015, a conta de luz aumentou 32% para os consumidores de residências urbanas e rurais. E acrescenta: haverá ainda mais um reajuste médio de 10% neste ano, citando dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Renato Molling apresenta também, no requerimento, tabela com cálculos do sistema Firjan (entidade representante das indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que aponta para a tarifa elétrica praticada no país como a mais alta do mundo.

Serviço – “Debater a situação do setor elétrico nacional” – audiência pública  CDEIC – Quinta-feira (10), 10 horas, Plenário 5 das Comissões.