Audiência pública debate potencial da “Internet das Coisas”
“Internet das Coisas” é como está sendo chamada a revolução tecnológica que tende a conectar inúmeros dispositivos que estão disponíveis a nossa volta. Ela poderá ser usada para ampliar a produtividade industrial, em ambientes voltados para a educação e saúde, na agricultura, sistemas de tráfego, no setor de energia e de segurança.
É uma terceira geração do processo de evolução da informática. No início, os computadores foram utilizados para armazenamento de dados. Depois, a Internet serviu para estreitar relações pessoais. Numa futura etapa, a da chamada “Internet das Coisas”, será possível permitir que objetos conectados à rede se comuniquem com pessoas, sistemas, e entre eles mesmos, por meio de sensores que captam e transmitem dados.
O investimento em conexões inteligentes já é uma realidade, e o investimento estimado para o setor da “Internet das Coisas” no mundo é de US$ 25 bilhões.
Diante desse potencial de crescimento, é necessário debater um conjunto amplo e coordenado de regulações, tanto para o desenvolvimento de empresas de alta tecnologia e formação de pessoal para o setor, como também para a proteção do usuário.
Audiência pública conjunta CDEICS e CCTCI – “O potencial da Internet das Coisas no Brasil” – Quinta-feira, 9h30, no Plenário 14 das Comissões.