Aprovado Requerimento para tratar do baixo crescimento do PIB em 2012

Após debate realizado na Reunião Deliberativa desta quarta-feira (13), no plenário 5 da Câmara dos Deputados, foi aprovado, com alterações, o Requerimento Nº 92/13, de autoria do Dep. Mandetta (DEM/MS), que “solicita a convocação do Presidente do Banco Central do Brasil e dos Ministros de Estado da Fazenda; do Planejamento, Orçamento e Gestão; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a fim de prestarem esclarecimentos sobre o fraco desempenho do Produto Interno Bruto - PIB no ano de 2012". Durante a discussão, o autor ressaltou a necessidade de se começar o ano debatendo projetos no âmbito da Comissão que busquem ajudar o governo a encontrar mecanismos de retomar o desenvolvimento econômico do país.
13/03/2013 17h55

O Dep. Odair Cunha (PT/MG) reconheceu a importância do tema, tendo em vista o momento econômico e social que vive o país, mas propôs a divisão da audiência, para que cada Ministro fosse ouvido separadamente, promovendo assim o diálogo de forma mais eficiente e proveitosa. O Deputado propôs ainda que as audiências fossem realizadas em conjunto com as Comissões de Finança e Tributação(CFT), e Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização(CMO). O Dep. João Maia (PR/RN), por sua vez, reforçou a necessidade de serem ouvidos os Ministros convocados, buscando melhor definir os motivos do baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), todavia, apontou para a dificuldade da convocação de todos para uma mesma audiência na Casa.Por fim, o Presidente da CDEIC, Dep. Ângelo Agnolin (PDT/TO), observando que o problema do crescimento do PIB atinge principalmente o setor industrial da economia, defendeu que, independente de ser realizada em conjunto, a liderança da audiência deve ficar com a CDEIC, por esta se tratar de fórum onde há de se discutir assuntos como economia, produção, indústria, comércio e serviço.

Finda a discussão, o requerimento foi aprovado como convite para as autoridades supracitadas, e com agenda a ser definida pelo Presidente da Comissão, em articulação com os presidentes das demais comissões envolvidas.