Aprovado na Cdeics projeto de lei que proíbe coleira de choque para cachorros

O Projeto de Lei n. 1.113/2019 que proíbe a comercialização e uso de coleiras que causem choques em animais foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara dos Deputados, na reunião desta quarta-feira (29). O projeto segue para análise nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Constituição e Justiça e de Cidadania.
30/05/2019 15h52

http://prbnacamara.org.br

Aprovado na Cdeics projeto de lei que proíbe coleira de choque para cachorros

O projeto, de autoria do deputado federal Célio Studart (PV/Ceará), pede que as coleiras que causem choques nos animais para evitar latidos sejam banidas do território nacional. Na justificativa, Studart argumenta que a medida significaria um avanço nas políticas públicas para animais no Brasil, tendo em vista que almeja evitar o uso de métodos ultrapassados e cruéis, que causam dor e sofrimento aos animais.

Favorável à aprovação do projeto, o relator Emanuel Pinheiro Neto (PTB), defendeu que a proibição da comercialização do produto causará mais benefícios sociais do que prejuízos comerciais. “A utilização de coleiras que promovem choques e sofrimento nos animais, com a finalidade de induzi-lo a comportamentos específicos, a nosso ver, é prática cruel que deve ser repudiada pelo ordenamento jurídico”, disse.

O relator citou o artigo 225 da Constituição Federal, que prevê o direito “à sadia qualidade de vida, impondo ao Estado, assim como a sociedade o respeito à vida e a integridade física dos animais, além de proibir expressamente a qualquer crueldade”. Neto também registrou que a Lei Federal nº. 9.605 de 1998, em seu art. 32, criminaliza a conduta daqueles que abusam, ferem, maltratam ou mutilam animais.

Para o presidente da Cdeics, Bosco Saraiva (Solidariedade/AM), a proposta prioriza o bem-estar animal. “Há uma expectativa da sociedade quanto aos avanços na legislação que garantam a proteção e o bem-estar animal. É uma discussão bastante atual e que interessa a pessoas de todo o país”, ressalta.  

Políticas para o primeiro emprego

Deputados federais também aprovaram na Cdeics, a realização de uma audiência pública para debater sobre as políticas de estímulo ao primeiro emprego vigentes no Brasil, a exemplo do Programa Menor Aprendiz. Para o evento, serão convidados representantes do Ministério da Economia, do Programa Jovem Aprendiz, do Centro de Integração Empresa-Escola, da empresa Nestlé, da Associações dos Magistrados da Justiça do Trabalho, da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores Industrializados, e da Associação Brasileira de Supermercados. A data da audiência pública ainda será definida.

 

Reportagem:

Michelle Portela

Assessoria de Imprensa - CDEICS