Em reunião Deliberativa, a CCult aprova projetos e presta homenagem a Lúcio Mauro

Comissão de Cultura - Resumo da Reunião Deliberativa realizada em 15/05/2019.
17/05/2019 14h45

No início da reunião, realizada na última quarta-feira, 15 de maio, os deputados aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 1743/2019, de autoria do Deputado Chico D’Angelo (PDT-RJ), que declara Maria Lenk "Patrona da Natação Brasileira".

Em seguida, foram deliberados: o Requerimento nº 37/2019, do Deputado Lincoln Portela (PR-MG) que requer a aprovação de Moção de Repúdio à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pela agressão de seus funcionários contra profissionais da TV Alterosa (Alterosa Alerta) de Minas Gerais"; e o Requerimento nº 38/2019, da Deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que requer junto a Comissão de Cultura a realização de Audiência Pública Conjunta, a fim de debater a Política Nacional de Gestão Turística dos Sítios do Patrimônio Mundial Para o Desenvolvimento Sustentável do País.
Teve aprovação, também, o Requerimento n° 39/2019, que requer a realização de audiência pública para discutir a situação atual das legislações e das condições de atuação dos artistas de rua".
Com a relatoria do deputado Lincoln Portela (PR-MG), foi aprovado o PL 79.116/2017, que denomina Rodovia Agrimensor Ramis Bucair trecho da BR-174. Além disso, foi deliberado, o PL 9.629/2018, que institui o Dia Nacional da Sukyo Mahikari, com relatoria do deputado José Medeiros (PODE – MT).
Logo após a votação, a Deputada Benedita da Silva (PT- RJ), presidente da Comissão de Cultura, prestou homenagem ao ator e comediante Lucio Mauro, que faleceu no último sábado. “Ele soube além de nos sensibilizar e mover nossos sentimentos, atravessar duas ou três gerações. Não prestar uma homenagem seria uma grande falha nossa. Quero manifestar em nome da Comissão a nossa homenagem e mandar o nosso abraço aos familiares e ao seu filhão”. Ao final da reunião, Benedita também comentou sobre os 131 anos da abolição da Escravatura, fato este que foi tema da seção solene no dia 13 de maio, no plenário Ulysses Guimarães.

A próxima Reunião Deliberativa da Comissão está prevista para quarta-feira, dia 22/05.