Galeria dos ex-presidentes da CCTCI terá novo integrante

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática homenageia, nesta quarta-feira (6), o Deputado Fábio Sousa (PSDB/GO) com a aposição de sua fotografia na galeria dos ex-presidentes. O parlamentar comandou o colegiado na sessão legislativa de 2015.
05/07/2016 18h57

Texto: Gilmar Almeida | Foto: Lúcio Bernardo Jr.

Galeria dos ex-presidentes da CCTCI terá novo integrante

Deputado Fábio Sousa

(Brasília/DF, 5 de julho de 2016).

A CCTCI atua como órgão técnico da Câmara e é referência na articulação dos agentes públicos e privados nas áreas de ciência e tecnologia, radiodifusão, telecomunicações, tecnologia da informação, entre outros temas. É hoje presidida pelo deputado Alexandre Leite (DEM/SP) e compõe-se de 42 membros titulares e igual número de suplentes. Também integram a Mesa Diretora os deputados Jorge Tadeu Mudalen (DEM/SP), Marcos Soares (DEM/RJ) e Tia Eron (PRB/BA), primeiro, segundo e terceiro-vice-presidentes, respectivamente.

Natural de Goiânia e jornalista, o tucano estreou na Câmara dos Deputados no ano passado, depois de dois mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Goiás e um na Câmara Municipal de Goiânia. Na esfera estadual, comandou a Mesa Diretora da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça e a CPI de Combate à Pedofilia e à Exploração Sexual Infantil. Exerceu ainda funções como a de líder do governo e a de presidente do Partido da Social Democracia Brasileira – Diretório Metropolitano (Goiânia), entre 2010 e 2012.

Na gestão de Fábio Sousa, a comissão aprovou matérias sobre uma variedade de temas nas áreas de telefonia e internet (universalização, marco legal, tributação, crimes, sanções); de ciência e tecnologia (acordos de cooperação); de comunicação (serviços de radiodifusão e postais); e de informática (voto eletrônico, certificação digital), bem como o relatório parcial da Subcomissão Especial dos Serviços de Telefonia Móvel e TV por Assinatura (SubtelTV), com diversas sugestões de medidas para a melhoria das telecomunicações do país.

A CCTCI promoveu também discussões acerca de uma série de outras questões igualmente importantes para a sociedade, como a Internet das Coisas; a neutralidade de rede na regulamentação do Marco Civil da Internet; propriedade intelectual; inovação e competitividade; nanotecnologia; a profissão de cientista; proteção de dados pessoais; a concentração econômica nos meios de comunicação social; compras públicas; o investimento privado em CT&I; e a importância da programação cristã nos meios de comunicação.

A homenagem a Fábio Sousa está programada para as 9h30, no plenário 13 da Câmara.