Galeria dos ex-presidentes da CCTCI ganha novo integrante

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) homenageia, nesta quarta-feira (12), o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) com a aposição de sua fotografia na galeria dos ex-presidentes. O parlamentar comandou o colegiado na sessão legislativa de 2013.
10/11/2014 13h15

Texto: Gilmar Almeida / Foto: Telmo Fadul

Galeria dos ex-presidentes da CCTCI ganha novo integrante

Deputado Paulo Abi-Ackel

A CCTCI atua como órgão técnico da Câmara e é referência na articulação dos agentes públicos e privados nas áreas de ciência e tecnologia, radiodifusão, telecomunicações, tecnologia da informação, entre outros temas.

O colegiado é hoje presidido pelo deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e compõe-se de 42 membros titulares e igual número de suplentes. Também integram a mesa diretora os deputados Eduardo Gomes (SD-TO) e Júlio Campos (DEM-MT), primeiro e terceiro-vice-presidentes, respectivamente.

Durante a gestão de Paulo Abi-Ackel, em 2013, a comissão aprovou matérias sobre uma variedade de temas nas áreas de comunicação, ciência, pesquisa e inovação tecnológica, telecomunicações e internet. Promoveu, também, uma série de discussões acerca de questões de grande interesse da sociedade, entre as quais a qualidade dos serviços de telefonia, a liberdade de imprensa, o marco civil da internet no país, a segurança da informação (o monitoramento de comunicações eletrônicas e telefônicas), a regulamentação da faixa de 700 MHz e a internet de banda larga.

Mineiro de Belo Horizonte, Abi-Ackel, 51 anos, chega em 2015 ao terceiro mandato na Câmara dos Deputados. No primeiro, iniciado em 2007, foi 1º vice-líder da Minoria e vice-líder do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Em 2011, ocupou o cargo de líder da Minoria. Também presidiu a Comissão Especial da PEC 003/2007, que modifica dispositivos do sistema de funcionamento do Poder Judiciário.

Entre 2004 e 2005, o deputado, que é advogado, exerceu o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. No período de 2007 a 2009, presidiu o diretório do PSDB no estado. E desde o primeiro mandato, figura entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, segundo pesquisa do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

A homenagem a Abi-Ackel está programada para as 10 horas, no plenário 13 da Câmara.