Anatel e operadoras de celular vêm explicar altos números de reclamações de consumidores
Na audiência pública, os parlamentares querem esclarecimentos sobre o motivo de as operadoras de telefonia móvel estarem em primeiro lugar no ranking de reclamação dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, os diversos canais de atendimento da Anatel registraram um significativo número de reclamações formuladas por clientes das operadoras de telefonia móvel. Confira no link a tabela da Anatel que mostra as companhias de telefonia móvel que recebem mais reclamações, com os respectivos números de assinantes e de reclamações feitas durante o período citado.
Convidados
Também serão ouvidos o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão; a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Lorena Tamanini; e os presidentes das companhias Oi, Bayard Gontijo; Claro, Carlos Zenteno; TIM, Rodrigo Abreu; e da Vivo/Telefônica, Antonio Carlos Valente.
Os representantes também darão informações sobre quais têm sido as medidas tomadas pelas operadoras e pelos órgãos de fiscalização para que esse quadro seja alterado.
O deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), presidente do colegiado e autor do requerimento de audiência aprovado na última quarta-feira (12), acredita que o crescimento do número de reclamações relacionadas à prestação de serviços de telefonia móvel é uma situação que poderia ser evitada caso fosse conferida maior efetividade à fiscalização empreendida pela Anatel.
A audiência está marcada para as 9h30, no plenário 13.
Fonte: Agência Câmara.