Conheça as ideias dos jovens participantes do PJB para a Cultura

Criação de novos espaços culturais, oficinas e projetos artísticos, foram alguns pontos apresentados em edições anteriores

topo de pagina projetos_sobre_cultura


🎥🎼📻

Já notou como em novembro temos várias datas comemorativas relacionadas à cultura e à comunicação, como o Dia do Cinema Brasileiro (05 de novembro) e o Dia do Radialista (07 de novembro).

Aproveitamos a ocasião para relembrar as sugestões que estudantes das edições dos PJB apresentaram sobre esses temas.

Confere só!

🎥🎼📻

2019: Adson de Brito Pereira (SE) - Institui a criação do projeto “Redescobrindo a História”, visando a preservação patrimonial da identidade sociocultural do país e dá outras providências.
2019: Alexandre Brito Gomes (SP) - Determina a realização de batalhas educacionais de rima no território nacional e dá outras providências
2019: Jesiel Ferreira Soares (DF) - Inscreve o nome de Benjamin Constant Botelho de Magalhães no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria e dá outras providências.
2019: Paulo Guilherme Marques Correa (MA) - Determina que seja realizada parceria entre o INSTITUTO DO PATRIMONIO HISTÓRICO E ARTISTICO NACIONAL - IPHAN, Secretarias de Cultura e às Associação de Bairro, União de Moradores e/ou entidades ligadas diretamente às comunidades, grupo de pessoas, tendo em vista garantir que as praças, espaços públicos, tombadas poder público, sejam efetivamente espaços de disseminação da cultura, conservação e preservação do meio ambiente. 
2019: Thiago Felipe de Almeida Sá (PE) - Determina o aporte técnico e financeiro de grafiteiros em comunidades periféricas a fim de estimular a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco.
2018: Fernando Matias Pinto Mesquita (CE) - Dispõe sobre a obrigatoriedade de os alunos de escolas públicas receberem um subsídio do governo para a compra de livros literários.
2018: Giselly Correa Barata (PA) - Determina a destinação de quatro horas curriculares mensais de estudantes do ensino fundamental II de escolas públicas a atividades em ambientes externos ou internos de valorização cultural, artística, histórica e ambiental.
2018: Leonardo Mendes Frazão Filho (RJ) - Determina certas condições no que diz respeito às medidas socioeducativas ligadas à Arte, bem como estabelece requisitos para educar e reinserir o jovem infrator na sociedade por estes meios.
2017: Eliezer Henrique da SIlva Sousa (MA) - Dispõe sobre a obrigatoriedade da concessão de descontos para a compra de qualquer livro comercializado em todo o território nacional para estudantes de escolas públicas federais e estaduais.
2017: João Vitor Duarte Henrique Dias (PE) - Dispõe sobre a criação do Programa de Recompensa Cultural Estudantil; cria o Vale Estudantil de Cultura; e dá outras providências.
2016: Vitor Douglas de Andrade (MG) - Proíbe cenas de estupro em filmes pornográficos e dá outras providências.
2015: Viviane Gomes de Aguiar (PI) - Dispõe sobre o apoio financeiro de empresas privadas a projetos educativos, esportivos, culturais e artísticos nas escolas públicas de educação básica de todo o país.
2014: Giovanna Belisário Bronzo da Costa (RJ) - Dispõe sobre a criação do projeto “Me empresta seu talento”, voltado à inserção social para abrigar a participação da comunidade da terceira idade no auxílio da preservação e conservação de bens históricos e culturais das cidades brasileiras.
2012: Douglas Mateus Ribeiro de Brito (BA) - Propõe alteração do texto do inciso VII do artigo 3º da Lei 12.343 de 2 de dezembro de 2010, para efetivar a ampliação à produção cultural em diferentes faixas etárias com a criação de apoio financeiro a programas de incentivo cultural destinado às escolas públicas.
2012: Isabel Rocha Vieira (DF) - Institui a construção de centros culturais, de livre acesso, visando a qualidade da comunidade.
2011: Eric Gonçalves Souza (PA) - Cria a olimpíada nacional de desenho a Mão Livre e realístico e incentivo ao estudo do desenho nas escolas.
2011: Natália Ferreira Simões Cavalcante (RJ) - Dispõe sobre a obrigatoriedade de propagandas de cunho cultural, científico e utilidade pública nas emissoras de rádio e televisão.
2008: Maria Géssica Albuquerque de Souza (PB) - Dispõe sobre a criação de centros culturais com objetivo de valorizar a Cultura Popular Brasileira da região Nordeste.
2006: Marcílio Santos De Sousa (CE) - Dispõe sobre a introdução de aulas culturais no currículo das escolas públicas.
2006: Anael Ramon Batista Silva (MG) - Dispõe sobre a criação do Fundo Esportivo Cultural Escolar e dá outras providências.
2006: Sediney Mari Da Silva Junior (SP) - Dispõe sobre a criação de programa de incentivo ao turismo e de maior familiarização dos alunos do ensino médio com os patrimônios históricos locais.
2005: Maria Isaura Cintra Silva (GO) - Dispõe sobre a inclusão de disciplinas da área cultural na grade curricular das escolas públicas, sobre o fornecimento de merenda e de livros didáticos ao Ensino médio.
2005: Valdeiry Cordeiro Junior (MA) - Altera o art. 26-A da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dá outras providências. Explicação da Ementa: dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afrobrasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.
2005: Aline Aparecida da Silva (RJ) - Dispõe sobre a criação de espaços culturais nas escolas
2005: Ismael Valter Rodrigues (SP) - Dispõe sobre a criação de área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo