Conheça projetos do PJB que propõem a igualdade racial no Brasil
O Dia da Consciência Negra homenageia toda a população negra brasileira, descendente daqueles que foram forçadamente trazidos de África para o Brasil. A data homenageia Zumbi dos Palmares: um homem que foi escravizado no século XVII, se rebelou e fugiu para a Serra da Barriga, onde foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares.
Zumbi lutou para pela de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir e pela liberdade dos que ainda eram mantidos em cativeiro. Palmares chegou a ter cerca de 20 mil pessoas, numa comunidade que tentava estabelecer um modo de vida mais próximo ao que aquelas pessoas estavam habituadas em África.
Zumbi morreu numa emboscada, num 20 de novembro, 1695.
A Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011, instituiu oficialmente a celebração deste dia e incluiu a efeméride no calendário escolar. Além disso a data serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira e para lembrarmos do quanto os negros sofreram desde a colonização do Brasil, suas lutas e conquistas.
Este é um dia de homenagear e mostrar profundo apreço pela história e cultura afro-brasileira. 👏🏿👏🏾👏🏼👏🏻👏🏿
Algumas regiões do país adotaram a lei, tornando feriado em cerca de mil cidades e nos estados do: Amazonas, Amapá, Alagoas, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Em várias edições do Parlamento Jovem Brasileiro, jovens de todo o Brasil fizeram propostas de lei que buscam a igualdade racial. Que tal conhecer algumas delas?