Internet segura também é tema de projetos apresentados no PJB

Deputados Jovens trazem reflexões sobre navegação segura na web e chamam a atenção para o uso mais responsável da tecnologia online.

internet segura

 

No mês de fevereiro comemoramos o dia da #internetsegura 

O mundo teve o primeiro gostinho da internet em 1989, quando a World Wide Web ou o nosso conhecido (www), a Rede Mundial de Computadores - Internet, foi criada por Tim Berners-Lee, num laboratório na Suíça.

Mas de lá para cá muita coisa mudou, a internet cresceu, se expandiu e com isso veio também os desafios para a garantia de uma navegação mais segura.

Estamos vivendo na era digital, então passamos cada vez mais tempo conectados, não é mesmo?!

Segundo relatório feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019, a internet reúne cerca de 4,1 bilhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, todos os dias aparecem novas ameaças virtuais, como vírus, spams, tentativas de hackers, etc.

O Brasil é o 3º país do mundo que passa mais tempo online, registrando uma média de 9 horas e 17 minutos navegados diariamente, segundo estudo da We Are Social (empresa de marketing digital no Reino Unido, que estuda o consumo de internet e redes sociais no mundo).

Refletindo sobre esse assunto, aproveitamos a ocasião para relembrar as sugestões que estudantes das edições dos PJB apresentaram pensando em soluções para fazer da internet um lugar melhor para todos.

 Confira os projetos que foram apresentados pelos jovens deputados.

 

2020: Carolina Campos Fontenele Martins (RJ) - Determina as condições de uso, por crianças e adolescentes, em redes e plataformas sociais on-line que envolvam um sistema de monetização ou propaganda, visando proteger a integridade infantil.

2020: Gregori Carvalho Calixto (AC) - Altera e acrescenta dispositivo ao Decreto-Lei n° 2.848, de 07 de dezembro de 1940 para instituir o crime de linchamento virtual.

2020: Francisco Jailon Ferreira Mendes (CE) - Institui a criação do Portal Digital de Combate às Notícias Falsas e dá outras providências.

2019: Laura Carvalho Pessanha Oliboni (RJ) - Regula a disseminação de notícias falsas em redes sociais e canais de notícias online e dá outras providências.

2018: Pedro Siemsen Giestas (SP) - Determina a criação de uma página virtual denominada “Fórum da República”, onde congressistas podem ser questionados por eleitores, devem justificar seus votos na Câmara ou no Senado e condiciona-os, como dever democrático, a participar ativamente do fórum.

2009: Felipe Montagnini da Silva (SP) - Dispõe sobre o aumento da pena para o crime de pedofilia cometido por meios eletrônicos e de providências quanto à prevenção, conscientização e educação no uso desses meios.