Futebol: esporte mais popular no Brasil tem data nacional no mês de julho

Modalidade já foi tema de projeto de lei na edição PJB 2018

 

O Dia Nacional do Futebol é celebrado desde 1976. Estabelecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a data presta homenagem ao time mais antigo do país: o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul. Apelidado de “Vovô”, o time foi fundado em 19 de julho de 1900.

Anos depois o futebol se tornou uma paixão nacional. E apesar de não ser o país fundador, o Brasil se tornou referência mundial no esporte. Mas a maioria que joga, não tem pretensão de se tornar profissional. Em 2017, o IBGE estimou que o futebol foi a principal modalidade esportiva praticada no país, com 15,3 milhões de adeptos.

Devido à sua importância na vida dos brasileiros, o futebol influencia em vários setores da sociedade, inclusive na política. Este ano, a Câmara dos Deputados aprovou projeto que viabiliza transformação de clube de futebol em empresa sociedade anônima. Atualmente, os clubes de futebol são caracterizados como uma associação civil sem fins lucrativos.

E esta temática também já foi debatida no Parlamento Jovem Brasileiro.

Na edição de 2018, o Deputado Jovem Vitor Rodrigues de Sousa (RO) apresentou Projeto de Lei que buscava incentivar os dirigentes de clubes de futebol a firmar parceria financeira com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os clubes que adotassem hospitais públicos perto de sua região, doariam parte das arrecadações em jogos para as instituições e, em contrapartida, garantiriam a redução nas dívidas de tributos à União.

Em sua justificativa, Vitor explica: “A saúde pública brasileira possui atendimentos precários à população, seja no que se refere à falta de medicamentos ou a equipamentos essenciais para a realização de exames médicos. Portanto, esta lei vai garantir que hospitais adotados pelos Clubes sejam beneficiados com os recursos financeiros arrecadados.”

Confira a íntegra deste projeto aqui:

2018: Vitor Rodrigues de Sousa (RO) - Trata-se de um incentivo a projetos de parcerias entre clubes esportivos e hospitais públicos.