Parlamento Jovem Brasileiro já discutiu alternativas para melhorar Meio Ambiente
Todo início de junho, as atenções são voltadas para as questões ambientais e o objetivo é bem claro: unir esforços por um mundo mais limpo e sustentável.
Por todo o mundo, governos, empresas e sociedade se unem nesta luta, desde as iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU), até a realização de encontros de líderes mundiais em conferências e exposições, realizadas anualmente para chamar a atenção mundial para esta causa.
Não é à toa que o meio ambiente é tema de preocupação presente no PJB.
Na segunda edição do programa, realizada em 2005, a iniciativa da ex-parlamentar jovem Michelle Cristine, do Estado do Mato Grosso, serviu de inspiração para o Projeto de Lei n°1693/2007, apresentado na Câmara pelo ex-deputado federal Lobbe Neto (PSDB/SP).
O PL de Michelle dispõe sobre a criação de Brigadas Comunitárias de combate a incêndio em floresta. Em sua justificativa, ela explica: “Embora a garantia constitucional do meio ambiente exista, a mesma ainda carece de soluções efetivas que realmente atendam o pressuposto legal. Assim, o projeto objetiva materializar o direito minimizando os efeitos danosos que atingem a natureza, agravados pelos incêndios em florestas”.
Em 2007, o estudante Wagner Almeida foi parlamentar jovem como representante do Rio Grande do Sul.
Ele apresentou o projeto que Amplia a campanha de coleta de pilhas, baterias e material tóxico, que também foi apadrinhado dois anos depois pelo ex-deputado Lobbe Neto (PSDB/SP), apresentado na Câmara como o PL 6673/2009.
Na justificativa do projeto, Wagner destaca que a população ainda encontra dificuldades para o descarte e a destinação dos produtos
“Esse material põe em risco não só os trabalhadores de limpeza pública que entram em contato direto com o lixo tóxico, como também prejudica toda a comunidade por meio dos danos causados à natureza, como por exemplo, a contaminação de nascentes de água. Esse Projeto de Lei busca ampliar a publicidade dos Centros de Coleta de pilhas, baterias e outros materiais tóxicos, assim como uma maior conscientização da população a respeito da nocividade do descarte incorreto desses materiais”.
Questões sobre o meio ambiente é algo que cresce com o passar dos anos no PJB, por isso, separamos alguns projetos, além desses, apresentados em edições passadas que nos ajudam a refletir sobre a importância da preservação dos recursos naturais.
Confira a íntegra dos projetos aqui: