27 de fevereiro, Dia Nacional do Livro Didático
O livro didático contém as informações necessárias para ajudar a desenvolver o conhecimento humano, em todas as etapas da educação – desde o ensino fundamental até os superiores.
Eles também são muito importantes para que os educadores (professores), tenham orientação no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
No Brasil as primeiras ideias sobre o livro didático surgiu em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL) - instituto criado para legitimar o livro didático nacional e auxiliar na sua produção.
Desde 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), é o responsável por fornecer todos os livros didáticos para os alunos das redes públicas de ensino de todo o país.
Segundo o Fundo Nacional da Educação (FNDE), todos os anos cerca de 150 milhões de livros didáticos circulam por mais de 140 mil escolas brasileiras e chegam a 40 milhões de estudantes.
O Ministério da Educação (MEC) faz um investimento de R$ 1,9 bilhão anualmente em obras didáticas.
Aproveitamos a ocasião e reunimos as sugestões apresentadas em edições passadas do PJB sobre o tema.
Pra conferir é só acessar o link ➡️
2006: Glauciane Matias Almeida (GO) - Institui na grade curricular dos alunos das escolas públicas disciplinas na área cultural e fornece merenda e livros didáticos ao Ensino Médio. |
2005: Maria Isaura Cintra Silva (GO) - Dispõe sobre a inclusão de disciplinas da área cultural na grade curricular das escolas públicas, sobre o fornecimento de merenda e de livros didáticos ao Ensino médio. |
2005: Francisco Raone Barbosa Saraiva (CE) - Dispõe sobre a distribuição gratuita de livros didáticos no ensino médio. |
2005: José Cláudio N. de Freitas Junior (AC) - Altera a Lei 9.394/96, e estabelece, num prazo de 6 anos, que os alunos do Ensino Médio Nacional tenham acesso à bens culturais e livros didáticos em todas as disciplinas do Currículo das séries finais da Educação Básica, incluindo Educação Rural e Indígena. |