Quem te representa - Aulive PJB

Por que precisamos eleger representantes? Como escolher candidatos que representam os meus ideais? É comum ouvir: "(certo político) não me representa!" Por que esse sentimento é tão frequente? O que poderia ser feito para mudar essa situação? Todos os grupos da população estão realmente representados nas instituições?
04/11/2020 20h30

A representação política é essencial para darmos voz aos nossos direitos e isso começa com as nossas escolhas por meio do voto.

Neste mês de novembro teremos eleições para prefeitos e vereadores. Com certeza neste período pintam muitos questionamentos sobre como escolher aquele candidato ideal para representar a sua cidade.
Com o objetivo de ajudar nessa reflexão política o PJB abordou o assunto em mais uma de suas AULIVES - numa conversa entre a jornalista da rádio Câmara Verônica Lima e a professora do Mestrado em Poder Legislativo Giovana Perlin.

Esta foi a primeira aulive de uma série que abordará temas ligados às eleições municipais de 2020.

A professora Giovana destaca o voto como o principal instrumento da democracia representativa que significa, que o povo tem o poder de escolher quem vai ocupar determinado cargo eletivo para tomar decisões que melhor favoreça os interesses de toda a população.

De modo geral, a democracia significa: governo do povo. Na democracia representativa atual, o cidadão além de ter o poder de eleger os seus representantes também tem ferramentas de participação na tomada de decisões ,seja por meio da escolha de quais projetos poderão ser pautados, por plebiscito ou mesmo na criação de projetos - que são os chamados de iniciativa popular”, explica Giovana.

A professora destaca ainda que mesmo havendo tantas ferramentas de participação, são impostos muitos desafios para que essa participação seja verdadeiramente efetivada.

Existe o “chamado” para a participação popular. Com as novas tecnologias essa possibilidade de participação social se tornou ainda maior, mas ainda há desafios e questões que precisam ser pensadas”, concluiu.

Além disso ela explica sobre a reflexão acerca da representação das minorias sociais e que , é urgente construir um pluralismo político.


Quer entender mais sobre representação política? Então corre lá no nosso canal do YouTube ➡️ www.youtube.com/parlamentojovembrasileiro e tire todas as suas dúvidas. 💬


Lembramos que as AULIVES continuam todas as terças-feiras, às 11h - transmitido para todo o Brasil e abertas a participação do público em geral.
Divulgue em suas redes e atue pela ampliação do debate entre os jovens brasileiros!

* Convidada: Giovana Perlin - é professora do mestrado da Câmara dos Deputados, pesquisadora, doutora e mestre em psicologia, especialista em ciência política. No mestrado em poder legislativo no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) ela ministra a disciplina: gênero, poder e representação política.

 

avatar pjb institucional