O que o Parlamento tem a ver com a Democracia? - AuLive PJB 2020

A Organização das Nações Unidas (ONU) define Democracia como um valor universal baseado na livre expressão da vontade dos povos em determinarem os seus sistemas políticos, econômicos, sociais, culturais, bem como as formas de plena participação em todos os aspectos de suas vidas. A Democracia promove a proteção e a realização efetiva dos direitos humanos.
16/10/2020 10h40

Parlamento Jovem Brasileiro agora tem aulas abertas sobre Política

Nesta edição do Parlamento Jovem Brasileiro, mesmo quem não foi selecionado para o programa terá a chance de assistir algumas dos momentos preparatórias dos jovens deputados O conteúdo. Mais do que isso: quem acompanhar as “aulives”, ao vivo no Youtube poderá inclusive fazer perguntas aos especialistas.

O que o Parlamento tem a ver com a Democracia?
A Organização das Nações Unidas (ONU) define Democracia como um valor universal baseado na livre expressão da vontade dos povos em determinarem os seus sistemas políticos, econômicos, sociais, culturais, bem como as formas de plena participação em todos os aspectos de suas vidas. A Democracia promove a proteção e a realização efetiva dos direitos humanos.

Abrindo a série de AULIVES do PJB2020, o primeiro encontro foi entre o cientista político Ricardo Braga e a jornalista da Rádio Câmara Verônica Lima, que conversaram foi sobre a importância do Parlamento para a manutenção e o fortalecimento da Democracia. Também abordaram conceitos fundamentais, divisão dos Poderes, as funções do Poder Legislativo e a importância da participação popular.

Ricardo Braga ressaltou a importância de observarmos o exercício da Cidadania - que vai além da relação entre direitos e deveres que envolvem o cidadão e o Estado. O pesquisador ressalta que a Cidadania também está ligada à capacidade do cidadão interferir nas políticas públicas por meio da democracia. “Temos diversas formas adequadas de participação. A eleição é o momento em que escolhemos uma autoridade para nos representar. Mas muito além disso, nós devemos ser cidadãos ativos, buscando estar sempre bem informado sobre o que está acontecendo e precisamos tomar posições - seja por meio de um movimento que apoie uma determinada atividade, seja ao fazer comentários públicos em espaços produtivos nas redes sociais, dentre outras muitas outras formas. Quando compreendemos que a nossa “voz” faz parte de um conjunto de “vozes" – aí sim, entendemos o que significa a palavra Democracia”, explicou.

Ele ressaltou ainda sobre os desafios atuais do sistema democrático. “A Democracia está em crise. Esta crise se caracteriza pela insatisfação de um número significativo de pessoas sobre a forma como alguns sistemas políticos funcionam. O que temos visto é o aumento da desigualdade social, da violência, criminalidade, problemas no meio ambiente não resolvidos etc. E para sair dessa crise, deve haver soluções responsáveis. Além disso é importante de se defender a cultura da Democracia”, concluiu.

A estudante Geovanna Alves (GO) curtiu a primeira “aulive” do PJB e considerou interessante a abordagem do tema, pois teve a chance de aumentar ainda mais seus conhecimentos sobre como se exercer o papel de cidadã. “Pude entender sobre como se encontra a Democracia no nosso país. Além disso compreendi ainda mais sobre a importância do voto e que devemos escolher os nossos representantes de forma consciente“, contou.

Na Câmara dos Deputados o PL 6.183/2019 sugere criar o “Dia Nacional da Democracia”, a ser comemorado anualmente no dia 13 de dezembro. A sugestão foi apoiada por 25 partidos na Casa. Segundo o autor do projeto, o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), a ideia é “possibilitar uma ampla reflexão crítica na sociedade sobre o que significa viver em um Estado Democrático”.



Assista aqui à íntegra da aula:



Ficou interessado? Então marca na sua agenda: aulives do PJB 2020, toda terça-feira, às 16h no www.youtube.com/evc-camaradosdeputados.

 

avatar pjb institucional