O lugar das mulheres é na política! - Aulive PJB 2020

Na Aulive desta semana, a jornalista Verônica Lima conversou com a Iara Cordero, assessora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados. Em um bate papo super importante e enriquecedor, elas ajudaram a gente a entender a importância das mulheres na política.
24/11/2020 15h20

Na Aulive desta semana, a jornalista Verônica Lima conversou com a Iara Cordero, assessora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados. Em um bate papo super importante e enriquecedor, elas ajudaram a gente a entender a importância das mulheres na política.

Não é raro nós nos depararmos com ideias que limitam o alcance das mulheres. Quando ouvimos que toda mulher deve casar, deve saber cozinhar, não deve ter voz e vontades, enfim, as estruturas de gênero muitas vezes são muito opressoras. Muito mesmo!

Agora imagina ser mulher e ainda querer exercer um cargo político. São muitos desafios. Segunda dados do TSE, nas eleições de 2020, além do registro recorde de candidaturas femininas na disputa pelas prefeituras e câmara municipais, o número de mulheres eleitas e reeleitas também cresceu. Candidatas negras, LGBTQIA+, mulheres indígenas, candidatas jovens, candidatas mais velhas, enfim, a representatividade cresceu, mas ainda é preciso que ela se amplie.

 

 

E sabe o porquê? Segundo Iara Cordero, as mulheres são comprovadamente mais eficientes no exercício de seus mandatos, pensam de forma ampla em questões sociais como saúde e educação e são menos propensas à corrupção. Para a vida política de um país, isso faz toda diferença.

E a representatividade tem outra importância. Por mais que parte dos homens sejam aliados na resistência contra o machismo, eles não sabem como é ser uma mulher em uma sociedade machista. “Se homens e mulheres vivenciam de maneiras diferenciadas, um homem não pode falar por mim”, acrescentou Iara Cordero.

A participante do PJB 2020, Lidia Sousa (MG), concorda que a questão da representatividade é fundamental, “Fatores de classe, raça, orientação sexual e outros são determinantes. Acredito que ainda temos muito o que percorrer pra chegar num nível de representatividade satisfatório que contemple mulheres diversas”.

Ana Luiza Luz (MA), que também participa do PJB este ano, comentou sobre as eleições: ”O desempenho das mulheres nas eleições de 2020 foi histórico para mim. Dessa vez, conseguimos levar mais mulheres ainda para as principais Câmaras Municipais do país e aumentar a diversidade entre elas também”. Porém, a estudante ainda acrescentou que como mulher negra não se sente representada no Congresso Nacional.

A Aulive foi encerrada com a seguinte dica da Iara Cordero: em todos os projetos é possível fazer um recorte de gênero. Sempre é possível pensar em como nossas ideias afetam a vida de mulheres. Para saber como isso acontece, sempre dê voz às mulheres.
Quer saber mais sobre a participação das mulheres na política? Então corre lá no nosso canal do YouTube ➡️ www.youtube.com/parlamentojovembrasileiro e tire todas as suas dúvidas. 💬

Iara Cordero é assessora da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados. Também é administradora com pós-graduação em gestão e políticas públicas. Além disso, tem formação em políticas públicas, justiça e autonomia das mulheres na América Latina e Caribe.

 

avatar pjb institucional