Jornada Parlamentar

Aprendendo na Prática

A jornada parlamentar dos deputados jovens, acontece em Brasília, na Câmara dos Deputados e consiste em uma série de atividades que se assemelham à realidade da criação de uma nova lei no Brasil. O(a) estudante selecionado(a) para ser um deputado(a) jovem deve ter disponibilidade para participar da de toda as atividades da programação.

Os participantes formam partidos políticos, tomam posse como deputados jovens, elegem a Mesa Diretora do PJB, analisam os projetos de lei selecionados e relatam, debatem e votam todos os projetos em comissões e alguns projetos em plenário.

Todos esses procedimentos se parecem, na medida do possível, com o que acontece de verdade na Câmara dos Deputados e possuem regras regimentais próprias. Em cada etapa, o estudante selecionado tem a oportunidade de aprender sobre o processo legislativo e sobre as diversas questões envolvidas na análise e aprovação (ou rejeição) de uma proposta legislativa.

 

banner mudanças pjb 2020

 

Durante todo o período do evento, os deputados jovens são auxiliados por uma equipe que conduz as atividades legislativas da jornada parlamentar, composta por servidores e servidoras da Câmara dos Deputados especialistas em Processo Legislativo. Além disso, os estudantes também participam de palestras, aulas e oficinas que irão prepará-los para a atuação como parlamentar.

Como você já sabe, o objetivo do PJB é que os deputados jovens possam vivenciar o processo político-democrático, debatendo e aprovando ou rejeitando propostas de Lei. Assim, o PJB é uma das formas de se fazer política. E fazer política na prática pode ser muito difícil se não estivermos imbuídos dos valores democráticos para saber debater, dialogar, respeitar ideias e opiniões diversas. É este o espírito da jornada parlamentar! O convite não é para que os deputados jovens imitem comportamentos, ações, discursos e atitudes dos representantes atuais, mas que possam desenvolver este papel pensando: que tipo de representante eu gostaria de ser?

Mais do que aprender sobre o rito legislativo, o PJB convida os jovens a vivenciar na prática toda a complexidade do processo democrático, identificando os desafios e os caminhos possíveis para a vivência da democracia nas relações sociais e também nas instituições políticas.

Durante a permanência em Brasília, os jovens são acompanhados pelos coordenadores estaduais do PJB, servidores das Secretarias Estaduais de Educação indicados para coordenar o programa no estado em todas as suas etapas.

   

banner botao conheca_o_novo_calendario_do_pjb_2020

 

Hospedagem, alimentação e transporte

A Câmara oferecerá aos parlamentares jovens durante toda a permanência em Brasília a alimentação, hospedagem e transporte entre o local de hospedagem e a Câmara dos Deputados.

A hospedagem é geralmente realizada em alojamentos com banheiros privativos em quartos duplos ou triplos separados por sexo. Junto com os estudantes ficam hospedados no mesmo local os coordenadores estaduais do PJB, que auxiliam os estudantes e zelam pelo seu bem estar.

De acordo com os horários de chegada e partida, serão oferecidos almoço e jantar nos dias de viagem. Durante a semana, os estudantes farão as seguintes refeições: café da manhã, almoço, jantar e lanches. 

O transporte é realizado em ônibus e microônibus da Câmara dos Deputados ou contratados apenas para este fim. Os jovens e coordenadores são sempre acompanhados por recepcionistas da Câmara dos Deputados.


Vestimenta

Nas dependências da Câmara não é permitido o uso de shorts, camisetas, minissaias e blusas sem mangas ou de alças.

Os jovens precisam usar o traje social para as atividades de terça, quinta e sexta-feira. Na segunda e na quarta-feira, os jovens utilizam a camiseta do programa fornecida pela Câmara. Ela pode ser combinada com tênis e calça jeans ou outro tipo de calça ou saia.
Para os homens, o traje social inclui o uso de paletó e gravata.
Para as mulheres, recomenda-se um traje compatível com a formalidade do ambiente (terninho, tailleur, saia e blusa).

Além disso, orientamos o uso de sapatos confortáveis e baixos.