Como interagir com a Câmara dos Deputados? - Aulive PJB 2020

Já ouviu falar em Parlamento Aberto? E o LabHacker, você conhece? Foi lá que surgiu as primeiras sementes da plataforma PJB participe.
08/12/2020 06h15

Você já conhece as ferramentas de participação feitas para você interagir diretamente com a Câmara dos Deputados? 🤔

A última AULIVE do PJB 2020 fala exatamente disso - e de como esta edição terá a participação das sociedade na avaliação dos projetos dos jovens deputados. Confere lá no nosso canal do YouTube ➡️www.youtube.com/parlamentojovembrasileiro

A jornalista Verônica Lima conversou sobre esse tema com a integrante do LabHacker Roberta Rabay e com uma das coordenadores do PJB, Maíra Brito sobre as possibilidade que essas ferramentas oferecem.
Possibilidades virtuais e interatividade: ambas têm muito a ver com juventude e política, não é mesmo? Com a pandemia, a democracia digital tornou-se ainda mais necessária. Como todo mundo tem um celular à mão, o poderes precisam disponibilizar informações para a sociedade a partir de plataformas assim, interativas e amigáveis, que facilitem a aproximação das pessoas. 

Desde 2013 o LabHacker da Câmara dos Deputados trabalha nesse intuito, para abrir o parlamento à participação do cidadão. A equipe do lab trabalha focada em promover o desenvolvimento de projetos colaborativos e inovadores, aprimorando a transparência legislativa e incentivando a participação popular.

Mas, você sabe o que é o Labhacker? Essa palavra "hacker" dá um medinho né?! Mas, não se preocupe, esse é um hacker do bem! 😉💻
"O laboratório é o gestor do portal e-Democracia, que é uma plataforma da Câmara dos Deputados criada para oferecer meios de participação popular como as audiências interativas das comissões temáticas, a edição colaborativa de projetos de lei e também debates temáticos. É por essa plataforma que ampliamos a transparência da atividade legislativa e a sintonia entre os parlamentares e a sociedade”, explica Roberta Rabay.

Além de desenvolver meios digitais que permitem a visualização mais simplificada das informações legislativas, o laboratório também promove atividades como: maratonas hackers (hackathons), hackdays sobre temas inovadores e oficinas de criação e discussão com especialistas, parlamentares, estudantes e até mesmo crianças interessadas em tecnologia.

Neste caminho de participação e conexão, o Parlamento Jovem brasileiro também tem agora o seu espaço digital de interação entre os selecionados do ano, professores, ex-PJBs e todo mundo que acompanha o programa. Por meio da plataforma "PJB Participe" é possível conhecer os deputados jovens e seus projetos, opinar sobre as propostas apresentadas por eles, propor alterações, trocar ideias com os parlamentares jovens, acompanhar audiências públicas e votação de projetos nas audiências interativas.

"Essa nova plataforma do PJB está dentro do pacote do E-democracia. Fizemos alguns ajustes e o customizamos para ter nossa cara. Estamos já na 17° edição do programa e pela primeira vez nós temos uma página onde todos os deputados jovens têm o seu espaço. E qualquer internauta que estiver visitando o site da Câmara, via computador ou celular, poderá conhecer cada um dos perfis e seus projetos apresentados" , esclareceu Maíra.

 

 


Curtiu a novidade?! 🤩 Então já chama todo mundo pra conhecer o PJB participe➡️ https://midias.camara.leg.br/pjb/participe

Aproveita e segue as redes do LabHacker:
Blog do LABHACKER➡️ https://medium.com/labhacker
Portal de Dados Abertos➡️ https://dadosabertos.camara.leg.br
eDemocracia Aberto (para outros parlamentos)➡️ https://www.edemocracia.leg.br
Siga o lab nas redes➡️ @labhackercd
Guia do Parlamento Aberto➡️ https://www.parlamentoaberto.leg.br
Governo Digital➡️ https://www.gov.br/governodigital/pt-br
Serviços ao cidadão➡️ https://www.gov.br/pt-br


Roberta Rabay foi diretora do LAbHacker de dezembro de 2017 a agosto de 2018. É formada em ciência da computação e tem MBA em governança de TI. Roberta está listada entre as 100 pessoas mais influentes em governo digital do mundo, referente ao ano 2018, segundo ranking da plataforma Apolitical.

Maíra Brito é jornalista da Câmara dos Deputados há 15 anos, é mestre em comunicação, documentarista, roteirista, diretora de TV e integra atualmente a secretaria de participação e mídias digitais da Casa e é uma das coordenadoras do Parlamento Jovem Brasileiro.

 

avatar pjb institucional